A participação em certames realizados em Portugal e em Espanha reveste-se de particular importância, uma vez que o mercado ibérico constitui o principal mercado emissor de turistas para o concelho, assumindo-se como verdadeiro “mercado de proximidade”. Viana do Castelo está integrada na área “Visit Portugal”, no Pavilhão P04, stand n.º 4G01A.
Através destas presenças, o Município pretende afirmar Viana do Castelo como um destino turístico diversificado e de elevada qualidade, capaz de responder a diferentes motivações e perfis de visitantes.
O objetivo passa por despertar o interesse de operadores turísticos e do público em geral, incentivando-os a descobrir e aprofundar o conhecimento sobre as múltiplas experiências que o território oferece, com destaque para o património histórico-cultural e natural, as praias e os desportos náuticos, os museus, o turismo industrial, as rotas e percursos, a gastronomia e os vinhos, o enoturismo, o artesanato, os eventos, a oferta de alojamento, a restauração e os agentes de animação turística.
O Município aproveitará ainda esta participação na FITUR para promover os principais produtos turísticos e experiências de referência do território, bem como os diversos agentes do setor. Para o efeito, conta com a presença de alguns agentes de animação turística e de alojamento, da Fundação Gil Eannes, na promoção do navio- museu, e da artesã Conceição Pimenta, que dinamizará uma mostra dos Bordados de Viana Certificados, com demonstração de trabalho ao vivo.
Os primeiros dias da feira serão exclusivamente dedicados a profissionais do setor, estando o certame aberto ao público em geral durante o fim de semana. A edição de 2026 da FITUR deverá receber mais de 255 mil visitantes, entre profissionais e público, contando com a participação de mais de 10 mil empresas expositoras provenientes de 161 países.