Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 24 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras. A iniciativa arranca já este fim-de-semana e prolonga-se até final do mês.
Esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, a Ronda Típica da Meadela garante música e convívio no centro da cidade. No sábado, dia 10, as arruadas estão a cargo do Grupo de Janeiras de Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes, Ronda Típica de Carreço, Sport União Cardielense e Comissão de Festas de Nossa Senhora do Amparo – Cardielos.
No domingo, dia 11, Rancho Folclórico das Terras de Geraz, Grupo de Danças e Cantares de Perre e Cantabunito são os grupos responsáveis pelas arruadas.
A 16 de janeiro, sexta-feira, Grupo Folclórico de Viana do Castelo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva são os convidados da iniciativa.
A 17 de janeiro, sábado, são cinco os grupos participantes: Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e ainda Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.
No dia 18 de janeiro, sábado, a animação fica a cargo do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
A 23 de janeiro, sexta-feira, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira são o grupo participante. No sábado, 24 de janeiro, Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense, Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves, acompanhadas pelas Modilhas do Neiva de A Mó.
No último fim-de-semana do mês, a 30 de janeiro, sexta-feira, temos Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, encerrando o programa a 31 de janeiro, sábado, com as Cantadeiras do Vale do Neiva, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo e Coro Cantoencanto.