FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 2 horas

Artmatriz cria ludoteca solidária para apoiar crianças afetadas pela tempestade em Leiria

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Ricardo Ferreira, designer gráfico e responsável pela Associação Cultural Artmatriz, de Viana do Castelo, sensibilizado com a devastação ocorrida na zona centro do país, sentiu a necessidade de tentar ajudar, ainda que à sua escala, e decidiu lançar a ideia de criar uma ludoteca em Leiria. O projeto solidário que daí nasceu junta a Artmatriz a outra associação, a Asteriscos, localizada em Leiria, com o objetivo de proporcionar tempo de qualidade a crianças e jovens neste momento particularmente difícil das suas vidas.

Numa altura em que milhares de pessoas continuam sem eletricidade, nem acesso às redes móveis e à internet, fez todo o sentido recorrer a algo simples, acessível e profundamente agregador como os jogos de tabuleiro, para alcançar esse objetivo. Segundo Ricardo Ferreira, “os jogos de tabuleiro têm a vantagem de não precisarem de eletricidade nem de tecnologia, além de que promovem a partilha e o convívio, ajudando a criar momentos de normalidade, alegria e proximidade em contextos adversos.”

Após contactar várias editoras nacionais de jogos de tabuleiro e de trocar impressões com Micael Sousa, membro da associação Asterísticos, o projeto ganhou, rapidamente, forma. Desde logo, ficou imediatamente assegurada a logística no terreno, que implica a recepção dos jogos e a sua distribuição pelos locais que ainda dispõem de eletricidade e que estão a acolher as crianças cujos pais continuam a trabalhar e a prestar socorro na região. Importa recordar que muitas escolas permanecem ainda encerradas à data da redação deste artigo.

“Sabemos que este projeto não resolve a destruição, nem a falta de eletricidade, de comunicações ou outras necessidades urgentes de quem continua a sofrer as consequências deste acontecimento. Mas acreditamos que pode ajudar, de forma simples e humana, a proporcionar um pouco mais de felicidade, conforto emocional e tempo de qualidade entre amigos e familiares.”

Ricardo Ferreira estende ainda alguns agradecimentos aos principais envolvidos nesta iniciativa:
“Queremos deixar um sentido agradecimento a todas as editoras que, desde o primeiro contato, se associaram a esta causa.”

Para já, editoras de todo o país, como a A Jogar é que a Gente se Entende, a ATM Gaming, a Creative Toys, a Devir, a Mebo, a Pythagoras e a Salta da Caixa, demonstraram a sua solidariedade e vêm comprovar que a cooperação pode superar qualquer sentimento de concorrência quando o objetivo primordial é ajudar quem mais precisa.

As associações Artmatriz e Asteriscos agradecem a todos aqueles que mostraram que, mesmo em momentos difíceis, a partilha e a entreajuda continuam a ser um jogo que vale sempre a pena jogar.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts