FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

Há 18 horas

As principais tendências da moda infantil para 2026

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Sabemos que as tendências da moda se alteram de ano para ano, com base em vários factores: o impacto da cultura popular, a própria economia e até a sustentabilidade e inovação do design. Tudo isto é explorado de forma diferente pelas marcas internacionais, criando aquilo que são as tendências do momento no mundo da moda. E isso é transversal a toda a moda, incluindo a infantil.

Quais serão então as principais tendências da moda infantil para 2026? O mercado é já bem claro em mostrar quais serão os principais traços marcantes deste ano, algo que se reflecte depois nas montras e escaparates. A Loja Cóndor, uma das mais conceituadas lojas de roupa para criança com mais de 125 anos de experiência, é um excelente exemplo, onde podemos encontrar todas essas tendências.

De uma forma geral, podemos referir que o grande traço definidor será a funcionalidade em detrimento da estética a marcar a moda neste ano de 2026. É ainda expectável que o athleisure, o estilo urbano que combina conforto e moda, continue em alta, assim como a própria streetware. Mas há mais. Contamos-lhe tudo em pormenor nas próximas linhas.

ATHLELEISURE, UM ESTILO QUE VEIO PARA FICAR

O athhleisure não é novo, mas continua a ser uma das principais tendências da moda internacional e para crianças em 2026. O próprio nome indica no que consiste: athleisure combina as palavras athletic (atlético) e leisure (lazer), ou seja, roupa desportiva e confortável desenhada para o dia-a-dia. Estamos a falar, portanto, de fatos de treino, calções cargo, hoodies e muitos sapatos de ténis para todos os gostos.

O athleisure é um estilo que se adequa muito bem aos mais novos, tendo em conta o que é o seu quotidiano. É que esta tendência garante-lhes todo o conforto e liberdade de movimentos, mas sem perder estilo e personalidade. Por isso, é fácil perceber que continue a ser um enorme sucesso, não só junto dos mais novos, mas também junto dos pais. O athleisure veio mesmo para ficar.

CONFORTO ACIMA DA FUNCIONALIDADE, MAS SEM PERDER OS ACESSÓRIOS

Quando falamos das tendências da moda infantil para 2026 uma das palavras-chaves será, sem dúvida, funcionalidade. Mais uma vez, esta irá sobrepor-se à estética. E isso é muito importante para o bem-estar dos mais jovens, tendo em conta que são extremamente activos e necessitam de se sentir confortáveis, livres e relaxados.

Estamos então a falar de roupas mais largas, com tecidos elásticos e macios, que terão a predominância. Estamos também a falar de roupa fácil de usar e de vestir, acessíveis a todas as idades. O conforto passou a ser o principal objectivo. No entanto, isso não significa que os acessórios desapareceram. Bandoletes, laços para o cabelo, luvas ou cachecóis serão fundamentais para complementar o conforto dos mais novos durante este próximo ano.

ROUPAS MAIS AMIGAS DO AMBIENTE

A sustentabilidade continua na ordem do dia e não é de admirar. Afinal de contas, a crise climática já não pode ser mais ignorada e é fundamental que adoptemos novos comportamentos, mais amigos do ambiente e mais responsáveis. E isso reflecte-se também na moda e nas principais tendências para 2026.

Isso irá reflectir-se na moda infantil de 2026, através da escolha de materiais mais “verdes”, como o algodão orgânico ou o bambu, mas também nos motivos florais e de natureza apresentados nas roupas. No fundo, passa por conferir ao vestuário infantil uma temática mais educativa, ajudando a estimular a curiosidade dos jovens, mas também sensibilizando-os para estas questões. Numa indústria que é das mais poluidoras do mundo, estes pequenos gestos podem fazer a diferença.

ROUPA INCLUSIVA SERÁ OUTRA PALAVRA-CHAVE

Finalmente, não podemos ignorar outra das palavras-chave para a moda de 2026: roupas inclusivas. E quando falamos de inclusão na moda estamos a falar de vestuário versátil, de género neutro, que possam servir tanto para menino como para menina. O vestuário está cada vez mais fluído e isso democratiza também a moda infantil.

Sim, a ideia feita de que existem determinadas cores para determinados géneros é cada vez mais algo do passado. As cores mais neutras ganham predominância e a liberdade de escolha é cada vez mais incentivada, sem julgamentos de terceiros. Afinal, só somos crianças uma vez na vida e há que aproveitar, com toda a liberdade que isso implica.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts