De acordo com as previsões meteorológicas, espera-se precipitação forte e persistente, embora o vento seja menos intenso do que o registado com a tempestade anterior. Ainda assim, nas terras altas poderão ocorrer rajadas entre os 90 e os 100 quilómetros por hora.
As autoridades alertam para um risco significativo de inundações e cheias rápidas, bem como para a possibilidade de deslizamentos de terras, devido à forte saturação dos solos. Em algumas zonas, poderá cair num só dia o equivalente a três dias de chuva típica de inverno.
A tempestade deverá evoluir de sul para norte, estando nesta altura a depressão em formação a norte dos Açores. O impacto máximo é esperado na madrugada de quinta-feira.
A Depressão Leonardo irá afetar todo o território nacional, com maior intensidade nas regiões Centro e Norte de Portugal continental.