A iniciativa, que partiu de empresários de Viana do Castelo, mobilizou cerca de 30 micro, pequenas e médias empresas, contando também com o envolvimento de empresas de outros concelhos, nomeadamente Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
No total, foram reunidas 34 paletes de telhas e outros materiais de construção, que serão entregues em duas freguesias particularmente afetadas: Maceira, onde serão entregues mais de 20 paletes de telha, e Regueira de Pontes, que receberá 10 paletes.
De acordo com a organização, a operação foi articulada com as juntas de freguesia locais, que identificaram as necessidades no terreno e as habitações mais afetadas. As autarquias locais já sinalizaram mais de 20 casas que ficaram totalmente sem telhado, tendo sido definido como critério prioritário de apoio as habitações pertencentes a pessoas idosas.
A ação solidária permitiu reunir cerca de 10.240 telhas, o equivalente a aproximadamente 854 metros quadrados de cobertura, além de 580 cumes, 228 metros lineares de cume e outros materiais complementares, como espuma de fixação.
Com estes recursos, estima-se que seja possível recuperar entre oito a dez telhados, numa iniciativa que visa dar uma resposta rápida às famílias mais afetadas.