A iniciativa, organizada pela Orquestra do Alto Minho em colaboração com a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (ARTEAM), oferece aos estudantes de música a oportunidade de receber aulas de uma intérprete “de primeiro nível”.
Durante três dias, Rute Fernandes ministrará masterclasses abertas ao público, com possibilidade de assistir como ouvinte pelo valor de 10 euros. No sábado, a designer Rita Sá, especializada na criação de capas para instrumentos, estará presente para apresentar o seu trabalho aos participantes.
Natural de Guimarães, Rute Fernandes é flautista solista assistente da Orquestra da Ópera de Zurique, tendo-se formado na Haute École de Musique de Genève e concluído o mestrado com distinção máxima na Hochschule Luzern. Ao longo da sua carreira internacional como solista, foi distinguida com diversos prémios em concursos de prestígio na Europa. Paralelamente à sua atividade artística, desenvolve um intenso trabalho pedagógico internacional, integra vários ensembles de música de câmara e é Artista Haynes, tocando uma flauta personalizada em ouro de 14 quilates.