FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Outras

Há 2 horas

Politécnico de Viana do Castelo apresenta ferramentas estratégicas em Itália

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma comitiva do Politécnico de Viana do Castelo participa na 2.ª Reunião de Coordenação da SUNRISE, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade. O encontro, que está a decorrer em Itália, na Università Politecnica delle Marche, reúne elementos das nove universidades parceiras para monitorização estratégica, definição de prioridades e consolidação do trabalho colaborativo em investigação e formação avançada.

A comitiva do Politécnico de Viana do Castelo é presidida por Ana Paula Vale, vice-presidente com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional e coordenadora institucional da SUNRISE. O encontro integra sessões plenárias de coordenação e reuniões específicas por Work Package, com vista ao alinhamento científico, académico e estratégico da aliança.

Durante os trabalhos, o docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, João Abrantes, apresentou uma plataforma web desenvolvida no IPVC, que disponibiliza uma visão analítica integrada da produção científica que é feita pelas instituições do consórcio, com base em publicações indexadas na Scopus. A ferramenta permite mapear o perfil de competências científicas de cada parceiro, analisar o alinhamento com as estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3), identificar áreas não cobertas e facilitar a constituição de consórcios para futuras candidaturas europeias, recorrendo a análises assistidas por Inteligência Artificial. Trata-se de um instrumento estratégico de apoio à decisão científica, disponibilizado a todas as universidades da aliança.

Ao nível da formação avançada, Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e a Flexibilidade Curricular, apresentou o modelo institucional de articulação doutoral, promovendo a criação de sinergias e percursos colaborativos entre instituições.

Durante o encontro, Ana Paula Vale levou a cabo também uma série de reuniões e encontros que irão dar a possibilidade a vários bolseiros de doutoramento do IPVC de desenvolverem parte da sua investigação em universidades parceiras – Universidades de Ilmenau (Alemanha) e Bolzano e delle Marche (Itália) –, nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar, Ciências de Materiais e Mecânica, Agricultura e Silvicultura ou Ciência da Computação. Estas mobilidades reforçam uma estratégia institucional assente na qualificação avançada em contexto europeu e no desenvolvimento de investigação colaborativa.

Para Ana Paula Vale, “a SUNRISE demonstra que a cooperação europeia só é efetiva quando existe verdadeira partilha de conhecimento, ferramentas e boas práticas. O Politécnico de Viana do Castelo não apresenta apenas resultados próprios. Tem vindo a disponibilizar soluções que reforçam a capacidade coletiva da aliança. É esta lógica de rede que potencia a excelência científica, a inovação pedagógica e a competitividade europeia.”

Depois de uma 1.ª reunião de coordenação em França, o encontro que está a decorrer em Itália consolida uma aliança europeia orientada para a inovação regional, a sustentabilidade e o reforço do espaço europeu de ensino superior e investigação, envolvendo, além da instituição anfitriã, a Technische Universität Ilmenau, a Libera Università di Bolzano, a Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie, a Université de technologie de Compiègne, a European University Cyprus, a Mälardalens University e o Univerzitet Džemal Bijedić u Mostaru.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts