No documento apresentado pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, é defendido que Vila de Punhe reúne condições excecionais para esta distinção, ao evidenciar “uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada” e “um tecido associativo e cultural ativo”, além de instituições e equipamentos relevantes.
A autarquia considera que esta elevação “constitui um reconhecimento justo da sua identidade histórica, do dinamismo económico que a caracteriza e da sua vibrante atividade cultural”, representando também “um estímulo ao seu desenvolvimento sustentável”.
Vila de Punhe conta atualmente com cerca de 2.064 habitantes, distribuídos por uma área de aproximadamente 6,7 quilómetros quadrados, apresentando um aglomerado populacional contínuo e uma dinâmica própria no contexto do concelho.
Recorde-se que o Projeto de Lei foi apresentado pelo grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, “tendo o projeto sido subscrito por Marina Gonçalves, Pedro Delgado Alves, Rui Santos e Jorge Botelho.”
Fotografia de capa: Facebook Freguesia Vila de Punhe