Em comunicado, o Comando Territorial refere que a operação do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez iniciou na sequência da suspeita de crimes de extorsão e tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de dois anos.
Os militares deram cumprimento a oito mandados de busca, cinco domiciliárias e três em veículos, que culminaram na detenção em flagrante delito dos dois homens
Da ação resultou ainda a constituição de arguido de um homem de 29 anos, no âmbito do processo em curso, e a apreensão de quarenta e oito doses de haxixe, uma dose de liamba, duas armas de ar comprimido com mira telescópica, um bastão extensível, vinte cartuchos calibre 16, cinco cartuchos calibre 12, quatro facas e duas navalhas com resíduos de estupefaciente, quatro telemóveis, uma balança de precisão e 140 euros em numerário.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
A operação contou com o reforço de militares da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Viana do Castelo, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da Unidade Especial de Polícia.