FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 57 minutos

Autarca inaugura creche de Deocriste e anuncia 100 vagas nos próximos dois anos

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta quarta-feira, foi inaugurada a empreitada de reconversão da antiga escola EB1 e Jardim de Infância de Deocriste, em Viana do Castelo, numa creche com capacidade para 42 crianças, momento que contou com a presença da Secretária de Estado da Segurança Social, Filipa Lima.

A transformação do edifício da antiga Escola do 1º CEB de Deocriste em creche representou um investimento que ascendeu a 1,587 milhões de euros, com apoio financeiro de 1,318 milhões de euros através do Portugal 2030.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que este foi o primeiro investimento municipal na criação de creches, anunciando a criação de mais de 100 vagas em três outras creches, nos próximos dois anos.

“Vamos avançar rapidamente para o alargamento da rede de creches no concelho”, assegurou, indicando que esta “ambição” é um investimento superior a 2,5 milhões de euros e integra a construção de uma creche de raiz na freguesia de Mazarefes, com financiamento do programa PT 2030, e dois projetos de reconversão em Chafé e Vila Fria. A autarquia está já a trabalhar no projeto de reconversão da antiga escola do primeiro ciclo na Amorosa, na freguesia de Chafé, e na modernização e adaptação de um outro espaço em Vila Fria, que foi construído com essa função, mas nunca funcionou.

O autarca vianense destacou o caráter inovador e colaborativo deste projeto de Deocriste, já que foi feito um contrato de comodato com as associações locais. Neste âmbito, foram assinados protocolos com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão que permitiram alavancar a criação desta creche.

“Queremos que este projeto seja uma inspiração para outros espaços territoriais. Este foi um projeto pensado para as famílias, que veio dar resposta a uma necessidade, simbolizando a capacidade e a serenidade de uma comunidade”, declarou o autarca.

A Secretária de Estado da Segurança Social, Filipa Lima, elogiou “a qualidade” da creche enquanto “espaço pensado com cuidado e ajustado às necessidades reais das crianças e das famílias”. “Esta obra representa uma resposta concreta, num contexto em que esta resposta é mesmo necessária, (…), contribuindo para fixar pessoas neste território”, indicou.

Já o pároco Daniel Rodrigues, Presidente do Centro Paroquial e Social de Lanheses, realçou que “hoje foi inaugurado não apenas um edifício, mas foi aberta uma porta ao futuro, para as nossas crianças, para as nossas famílias e a nossa comunidade”.

Também o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, apresentou o espaço “como um edifício de promessa, algo de olhar para o futuro, que veio reconstruir algo que estava inutilizado”.

Através de Contrato de Comodato da Escola Básica de Deocriste, o Município cedeu gratuitamente o edifício ao Centro Paroquial e Social de Lanheses, por um período de 20 anos, podendo o contrato ser renovado desde que se mantenha em vigor o acordo. A cedência, para além do edifício, abrangeu ainda o equipamento de cozinha e copas de leite, o mobiliário e material didático necessário ao funcionamento da creche, instalados no imóvel pelo município.

O Centro Paroquial e Social de Lanheses ficou responsável por “realizar a gestão, organização e funcionamento da creche e de todos os recursos humanos e materiais associados”, garantindo “o normal e integral funcionamento da creche para 42 utentes”.

Já a Associação Juvenil de Deão, com quem também foi firmado protocolo a 20 anos, fica responsável por “enquadrar no horário de funcionamento da creche o tempo necessário para a integração de metodologias de educação não formal no desenvolvimento das atividades por parte da equipa técnica e de toda a comunidade”, implementando ainda projetos de voluntariado juvenil nesta resposta social, com voluntários nacionais e europeus, dinamizando igualmente um plano de sustentabilidade a nível ambiental e alimentar.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts