Esta é a primeira vez que Eduardo Teixeira é eleito para liderar a Comissão Política Distrital do CHEGA Alto Minho, iniciando um mandato até 2029 à frente da estrutura distrital do partido.
Em comunicado, Eduardo Teixeira refere que o ato eleitoral ficou marcado “por uma forte mobilização dos militantes, registando a maior participação de sempre nas eleições distritais do CHEGA Alto Minho, apesar da existência de lista única. A expressiva participação e o resultado alcançado demonstram a confiança dos militantes no projeto apresentado e refletem a unidade e união que hoje caracteriza o CHEGA no distrito de Viana do Castelo”.
Deputado à Assembleia da República e Vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira adianta que “assume agora a liderança da estrutura distrital depois de um percurso marcado pela defesa permanente dos interesses do Alto Minho, tanto no plano nacional como no poder local”.
“Ao longo dos últimos anos, o CHEGA alcançou resultados históricos no distrito de Viana do Castelo, consolidando a sua implantação em todo o Alto Minho, reforçando a sua representação institucional e afirmando-se como uma das principais forças políticas da região. Esse crescimento resulta do trabalho desenvolvido por centenas de militantes, dirigentes e autarcas que, em cada concelho, têm dado voz às populações e contribuído para o fortalecimento do partido”, acrescenta.
Foram igualmente eleitos os novos órgãos distritais do CHEGA Alto Minho, destacando-se Eduardo Teixeira como Presidente da Comissão Política Distrital, Marçal Dias como Presidente da Mesa Distrital e Manuel Moreira como Presidente da Comissão de Jurisdição Distrital.
Com esta Distrital, passam a ser Presidentes das Comissões Políticas Concelhias: Albano Araújo (Arcos de Valdevez), Bruno Pereira (Ponte da Barca), Casimiro Magalhães (Ponte de Lima), José Manuel Silva (Valença), Vítor Mendes (Caminha), José Belo (Viana do Castelo), Alfredo Cordeiro (Melgaço), Mónica Durão (Monção), José Manuel Fernandes (Vila Nova de Cerveira) e Edmundo Gomes (Paredes de Coura).
A nova estrutura integra ainda um Conselho Estratégico Distrital e um Gabinete de Formação Política Distrital, reunindo dirigentes e militantes de diferentes concelhos e áreas de especialização, reforçando a capacidade de intervenção política e a proximidade às populações.
No final do ato eleitoral, Eduardo Teixeira manifestou a sua satisfação pelos resultados alcançados. “Recebo este resultado com enorme sentido de responsabilidade, mas também com grande satisfação. Os 96,9% de confiança que hoje os militantes depositaram na Lista A representam muito mais do que um resultado eleitoral. Representam a confiança no trabalho que temos vindo a desenvolver e na equipa que construímos para servir o Alto Minho. Esta vitória pertence a todos aqueles que acreditam no CHEGA, que trabalham diariamente pelo partido e que nunca deixaram de defender os interesses das populações do nosso distrito.”
O novo Presidente da Comissão Política Distrital sublinhou ainda que este é apenas o início de um novo ciclo político. ”Temos um partido unido, organizado e preparado para os desafios que temos pela frente. Vamos continuar a fortalecer as estruturas concelhias, a estar próximos dos militantes e das populações e a preparar o CHEGA para continuar a crescer no Alto Minho. O nosso objetivo é claro: contribuir decisivamente para a vitória do CHEGA nas próximas eleições legislativas e continuar a dar uma voz forte ao Alto Minho e a Portugal.”