FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

Há 2 horas

Investimento “histórico”: Governo vai aplicar 135 milhões de euros nas estradas do Alto Minho até 2028

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O anúncio foi feito pelo Ministério das Infraestruturas na Assembleia da República. O plano prevê o fim de "anos de adiamentos" e prioriza a ligação à fronteira da Madalena e a variante de Valença.

O distrito de Viana do Castelo vai receber um investimento de 135 milhões de euros na sua rede rodoviária até 2028. O anúncio, descrito como “histórico” pelos deputados da região, foi feito pelo Ministério das Infraestruturas, Mobilidade e Habitação durante uma audição na Comissão Parlamentar na Assembleia da República.

Este montante representa um salto quantitativo sem precedentes face aos valores previstos para os anos anteriores: 8 milhões de euros em 2026 e 12 milhões em 2027. Segundo o Executivo, este reforço financeiro visa encerrar um ciclo de promessas não cumpridas que têm condicionado a mobilidade no Alto Minho.

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, revelou, em resposta ao deputado José Lago Gonçalves, que o Governo está já a rever a Resolução de Conselho de Ministros 69/2025. O objetivo é integrar as necessidades urgentes do distrito de Viana do Castelo no plano nacional de prioridades.

Entre as intervenções previstas, destacam-se duas obras estruturantes há muito reivindicadas pelas populações e empresas locais:

  • A ligação da A27/IC28 à Fronteira da Madalena;

  • A variante a Valença, com ligação direta aos concelhos de Monção e Melgaço.

Para José Lago Gonçalves, deputado eleito pelo círculo de Viana do Castelo, este anúncio é uma vitória política para a região. “Durante oito anos de governação socialista, não se virou uma pá de terra em investimento rodoviário estrutural”, criticou o parlamentar, lembrando que, apesar de o anterior governo ter tido vários governantes da região, as obras não avançaram. “Hoje temos um compromisso concreto, com valores e prazos definidos”, reforçou.

No mesmo sentido, a deputada Manuela Carvalho sublinhou que este investimento representa uma “mudança de paradigma”. Para a parlamentar vianense, as populações do Alto Minho “merecem infraestruturas que estejam à altura das suas necessidades e do potencial desta região”, garantindo que o atual Governo está a cumprir com a palavra dada.

O compromisso deverá ser formalizado em breve através de uma nova Resolução de Conselho de Ministros, que blindará os prazos e as dotações orçamentais agora anunciadas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts