O Centro Histórico de Ponte de Lima e a freguesia de Arcozelo preparam-se para acolher a 16.ª edição do Festival Percursos da Música. Entre os dias 19 de julho e 2 de agosto, a vila limiana será o cenário de um ciclo de concertos que une a música clássica, erudita e contemporânea a enquadramentos arquitetónicos e paisagísticos únicos.
Promovido pelo Município de Ponte de Lima, o festival mantém a sua premissa de entrada livre, oferecendo uma oportunidade de fruição cultural descontraída para residentes e visitantes, num ambiente que privilegia a proximidade entre os artistas e o público.
Um cartaz que cruza estilos e gerações
A programação arranca em grande no dia 19 de julho, no Jardim da Villa Moraes, com o pianista Júlio Resende num diálogo entre o piano e a guitarra portuguesa de Bruno Chaveiro. Este será apenas o primeiro de vários momentos de elevada qualidade técnica e artística.
Ao longo das duas semanas, o festival percorrerá diferentes sonoridades:
-
Música Clássica e Erudita: Com destaque para as celebrações dos 270 anos de Mozart (20 de julho) e o recital da pianista internacional Katya Apekysheva (22 de julho).
-
Sons do Mundo e Contemporâneos: O músico senegalês Momi Maiga (28 de julho) e o virtuosismo da guitarra de Pedro Jóia (31 de julho) prometem noites memoráveis.
-
Jazz e Fusão: A Escola de Jazz do Porto presta tributo a Bud Powell no Parque do Arnado (29 de julho), enquanto o icónico Rão Kyao encerra o festival no dia 2 de agosto com o espetáculo “Aventuras da Alma”.
Palcos com história
Um dos elementos diferenciadores do “Percursos da Música” é a escolha dos locais. Os concertos dividem-se por três espaços emblemáticos:
-
Jardim da Villa Moraes: Um espaço romântico que acolhe a primeira semana do festival.
-
Praceta do Paço do Marquês: No coração do centro histórico, servindo de anfiteatro natural.
-
Parque do Arnado: Em Arcozelo, um jardim temático que oferece um ambiente místico para as sessões de encerramento.
Cultura para todos
Para o Município de Ponte de Lima, este festival reforça a aposta na democratização da cultura, levando espetáculos de cariz erudito para o espaço público. A iniciativa é também um motor de dinamização económica, atraindo turistas que aproveitam as noites quentes de verão para desfrutar da gastronomia e do património local ao som de intérpretes de renome mundial.
Todos os concertos têm início às 22h00 e, dada a natureza dos locais ao ar livre, a organização aconselha a chegada antecipada para garantir lugar.

Programação:
-
19 Jul: Júlio Resende (Piano Português) – Jardim Villa Moraes
-
24 Jul: CriArte (Música Contemporânea) – Praceta do Paço do Marquês
-
28 Jul: Momi Maiga (Solo) – Jardim Villa Moraes
-
29 Jul: Escola de Jazz do Porto – Parque do Arnado
-
31 Jul: Pedro Jóia (Guitarra) – Parque do Arnado
-
02 Ago: Rão Kyao (Gnomos & Duendes) – Parque do Arnado