Pelo terceiro ano consecutivo, Viana do Castelo integra a Portugal Tech Week, festival descentralizado de inovação que decorre em várias cidades do país de 6 a 15 de novembro. No dia 6, a cidade recebe uma nova edição do Viana Tech Day, entre as 10h e as 19h.
O evento é organizado pela 351 Portuguese Startup Association, em parceria com a Untile, o Dinamo10 Creative Hub, a Cooperativa Tecnológica e a Viana STARTS. Este ano juntam-se a Universidade Politécnica de Viana do Castelo (UNIPVC) e a Viana Innovators. A Câmara Municipal de Viana do Castelo apoia o evento em todas as edições.
A edição deste ano tem duas sessões participativas de manhã e dois painéis, o dobro do ano passado, com um foco especial em estudantes universitários e founders.
Programa
- 10h00 às 12h00, DINAMO10. Think Tank Viana STARTS. Reflexão sobre o papel da Ciência, da Tecnologia e das Artes na transformação de Viana do Castelo. Em pequenos grupos, os participantes identificam os recursos e as competências do território e procuram chegar a ideias concretas de colaboração, experimentação ou projetos. Limitado a 20 participantes.
- 10h30 às 11h30, Cooperativa Tecnológica de Viana do Castelo. Workshop “Data Center Lab: Mitos, Factos e Governança”. Sessão participativa, sem computadores e sem pré-requisitos técnicos, em que os participantes separam factos de rumores sobre os data centers e exploram o que mudaria se esta infraestrutura fosse propriedade da comunidade. Limitado a 15 participantes.
- 14h00 às 17h00, Elevador de Santa Luzia. Pitch Battle. Empreendedores apresentam as suas ideias de negócio, no centenário Elevador de Santa Luzia, a um júri de investidores e profissionais do setor.
- Durante a tarde, no escritório da Untile. Painel “Depois do Elevador: o que aconteceu às ideias”. Participantes de edições anteriores do Pitch partilham o que aconteceu aos seus projetos depois do palco: João Saágua, da L.ai, vencedor da edição de 2025, Ana Lima, co-fundadora da LUNIA, 2.º lugar em 2025, e Bruna e Kaola, vencedoras da primeira edição. Moderação de Inês Vaz, da Cooptech.
- A partir das 18h, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda. Sessão de encerramento. Painel “De Viana para o Mercado”, sobre como escalar um negócio a partir de uma cidade pequena, com moderação de Jerusa Lopes, da Viana STARTS, e com Miguel Oliveira, CEO da Untile, Alex Cooper, da ACT (Association for Competitive Technology), e João Moreira, Head of Product da Condukt. Segue-se o anúncio dos vencedores do Pitch Battle e um momento de networking.
O Viana do Castelo Tech Day pretende promover o debate e a partilha de experiências no setor tecnológico e impulsionar o networking entre startups, empresas, investidores, academia e estudantes na região do Alto Minho.
Inscrições e informações
A participação é gratuita, com vagas limitadas.
- Think Tank Viana STARTS: luma.com/u3tm0zdz
- Workshop da Cooperativa Tecnológica: luma.com/f3rq996q
- Painel “Depois do Elevador”: luma.com/pt5r2ho7
- Sessão de encerramento: luma.com/jggeyxxs
- Candidaturas ao Pitch Battle, até 23 de outubro: formulário de candidatura
