FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Abr 2010

Contrapartidas militares: PSD pede explicações sobre estaleiro com custo considerado sobrevalorizado

Os dois deputados alto-minhotos do PSD questionaram esta quinta-feira o Ministério da Defesa Nacional sobre o estaleiro transferido da Alemanha para os Estaleiros Navais de Viana do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os dois deputados alto-minhotos do PSD questionaram esta quinta-feira o Ministério da Defesa Nacional sobre o estaleiro transferido da Alemanha para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e cujo custo é considerado inflacionado, no âmbito das contrapartidas militares pela compra dos submarinos. Numa pergunta enviada ao ministro Augusto Santos Silva, o PSD refere que o estaleiro Flender, transferido para Viana do Castelo, no valor de 250 milhões de euros, “estará estimado acima do seu real valor pois estará já bastante deteriorado em função de ser proveniente de estaleiros que faliram na Alemanha há já vários anos”.

 
O estaleiro é uma das contrapartidas negociadas no âmbito da compra de dois submarinos ao consórcio alemão GSC. Na pergunta, os deputados do PSD Luís Campos Ferreira e José Eduardo Martins referem que a Comissão Permanente de Contrapartidas “considera que o aproveitamento deste equipamento que está a ser feito pelos estaleiros de Viana do Castelo estará longe de corresponder às expetativas iniciais e ao valor que lhe foi atribuído”. O PSD adianta que os trabalhadores de Viana do Castelo afirmam que este equipamento, “apesar de bastante usado, constitui uma mais valia para os estaleiros”, mas têm também a ideia que o valor está “estimado acima do seu real valor”. Os deputados sociais democratas pedem ao ministro que esclareça de que forma o governo chegou ao valor de 250 milhões de euros para os equipamentos transferidos do estaleiro alemão e se entende que são “realmente uma mais valia para os estaleiros navais de Viana do Castelo e irá contribuir para um aumento efetivo da sua produtividade e competitividade”. Por fim, o PSD pergunta ainda se o estaleiro tem “efetivamente o valor que lhe foi atribuído pelo consórcio alemão” ou se “reconhece que está sobrevalorizado como tem vindo a ser constatado”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts