FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Mai 2010

Regressou a polémica sobre as touradas: Peticionários reclamam regresso da Festa Brava a Viana do Castelo

A polémica sobre o fim das touradas em Viana do Castelo está de volta. Depois do actual autarca vianense ter anunciado que pretende instalar na […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A polémica sobre o fim das touradas em Viana do Castelo está de volta. Depois do actual autarca vianense ter anunciado que pretende instalar na Praça de Touros da Argaçosa um Centro de Mar, um grupo de aficionados lançou na internet uma petição pública intitulada “Festa Brava de volta a Viana do Castelo”. A petição conta já com cerca de quatro centenas de assinaturas, entre as quais a do presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, João Santos Andrade.

 
A petição, dirigida ao Presidente da Assembleia da República e aos deputados, começa por dizer que “a Tauromaquia sempre foi e continua a ser nos nossos dias uma parte integrante e inalienável do património cultural português”. Numa referência ao anterior presidente da Câmara, que nomeou Viana como sendo uma “cidade anti-touradas”, os peticionários dizem acreditar “ que uma cidade respeitadora e amiga dos animais e da Declaração Universal dos Direitos dos Animais não é, nem tem de ser, uma cidade anti-touradas, mas antes uma cidade que conjuga o respeito pelas tradições culturais com a protecção da natureza e dos animais”. Por isso insurgem-se contra esta “Declaração de Viana do Castelo Cidade Anti-Touradas”, alertando a Assembleia da República “para esta situação de clara violação dos direitos e interesses legalmente protegidos”, e requerendo “que sejam ponderados e revistos os seus efeitos e a sua legalidade, e que sejam propostas todas as medidas consideradas adequadas”. Os autores da petição querem agora reunir 4 mil assinaturas, com vista a que ela possa ser discutida no Parlamento.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts