FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Jun 2010

50 mil despediram-se com palmas do bispo de Viana

Perto de 50 mil pessoas despediram-se, em pleno monte de Santa Luzia, do Bispo da diocese de Viana do Castelo que, após completar 75 anos, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Perto de 50 mil pessoas despediram-se, em pleno monte de Santa Luzia, do Bispo da diocese de Viana do Castelo que, após completar 75 anos, será substituído já a 15 de Agosto, cabendo a D. José Augusto Pedreira presidir, domingo, ás celebrações da anual peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus pela última vez. Emoções transmitidas pela Geice TV, em directo desde o Santuário.

 
“Com alegria, recordo estes 12 anos aqui passados, ao vosso serviço. Obrigado pelas vossas atenções”, afirmou, à multidão, o bispo resignatário de Viana, perante os aplausos dos milhares de fiéis que acompanharam as celebrações, depois de uma manhã de peregrinação desde a cidade até ao Santuário, no topo da montanha. “Completados os meus 75 anos, è bom que um novo bispo possa acompanhar a vida espiritual de todo este povo cristão do Alto-Minho”, disse ainda, D. José Augusto Pedreira, visivelmente emocionado, naquela que foi a sua última grande cerimónia pública. O novo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, toma posse a 15 de Agosto, precisamente na semana da Romaria d’Agonia, um dos pontos altos das celebrações eucarísticas da região.  Nomeado bispo de Viana do Castelo em Outubro de 1997, D. José Augusto Pedreira assistiu ontem à peregrinação de milhares de fiéis pela montanha acima, sublinhando o “compromisso” da população. Isto porque a peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia, realiza-se anualmente desde 1918, depois de um voto formulado pela população rogando protecção à epidemia da pneumónica que na altura alastrava. No último ano registaram-se apenas 24 casos e depois da primeira peregrinação nenhum.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts