FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Jun 2010

Caminha: Morreu D. Carlos Pinheiro

O Bispo Auxiliar Emérito de Braga e Titular de Dume, D. Carlos Pinheiro, faleceu, na madrugada de hoje, aos 85 anos, em Vila Praia de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Bispo Auxiliar Emérito de Braga e Titular de Dume, D. Carlos Pinheiro, faleceu, na madrugada de hoje, aos 85 anos, em Vila Praia de âncora, Viana do Castelo, vítima de doença prolongada, disse fonte da Arquidiocese de Braga, acrescentando que o corpo já está em câmara ardente na Sé de Braga, onde sábado se realiza uma missa, após o que o funeral se dirige a Ponte de Lima onde é celebrada missa exequial na igreja Matriz local.  O corpo segue depois para Vila Praia de Âncora – sua terra natal – onde é celebrada missa às 17:30 seguindo, depois, o corpo para o cemitério local.

 
Em nota a propósito do falecimento, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga considera que, “a morte de D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, sendo já esperada, deixa a Arquidiocese na dor da partida dum servidor, como sacerdote e Bispo”. “O seu temperamento bondoso permitiu que o anúncio da Palavra que efetuou se tenha dirigido a situações concretas das nossas populações mais pobres”, sublinha. Para o prelado, “D. Carlos aparece como alguém que não se poupou mas que gastou todas as suas energias no anúncio fiel da Palavra de Deus para que esta incarne no coração do mundo de modo que todos encontrem a salvação em Cristo”. D. Carlos Pinheiro, que foi ordenado sacerdote em Braga em 1951, era licenciado em Direito Canónico. Desde a ordenação, foi nomeado Prefeito do Seminário de Santiago, em Braga, e Vigário Cooperador da Vila da Ponte de Lima, onde foi, também, pároco. A partir de 1971 foi nomeado Vigário Episcopal da Zona Norte, Chantre do Cabido da Sé de Braga e, em 1985, Bispo Titular de Dume e Auxiliar de Braga. Em 2000 exerceu os cargos de Vigário Episcopal Territorial – Segunda Vigararia, e de presidente do Instituto de História e Arte Cristã (IHAC), tendo passado, nesse ano, a Bispo Emérito.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts