FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Jun 2010

D. Anacleto Oliveira anunciado hoje como novo Bispo de Viana

O ainda bispo da diocese de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, é um dos cinco que, em 2010, atingem o limite de idade imposto […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O ainda bispo da diocese de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, é um dos cinco que, em 2010, atingem o limite de idade imposto pelo Direito Canónico para exercer funções, os 75 anos, e que por isso apresentaram a sua renúncia ao Papa. Pelo menos no caso de Viana do Castelo, o Vaticano vai anunciar hoje o sucessor do actual, que será D. Anacleto Oliveira, actual Bispo Auxiliar de Lisboa.

D. José Augusto Pedreira completou aquela idade em Abril último, mas o ainda bispo de Viana do Castelo já tinha apresentado ao Papa, no final de 2009, o pedido de renúncia, alegando “cansaço físico”. A substituição do Bispo da Diocese de Viana, uma das mais jovens do País e apenas constituída em 1978 depois da separação da arquidiocese de Braga, deverá estar concretizada até ao início de Setembro, o arranque do novo ano Pastoral. O ainda bispo da diocese de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, é um dos cinco que, em 2010, atingem o limite de idade imposto pelo Direito Canónico para exercer funções, os 75 anos, e que por isso apresentaram a sua renúncia ao Papa. Pelo menos no caso de Viana do Castelo, o Vaticano vai anunciar hoje o sucessor do actual e que, sabe a Geice, será D. Anacleto Oliveira, actual Bispo Auxiliar de Lisboa. D. Anacleto Oliveira, natural de Leiria e que completa em Julho 64 anos, será anunciado por Roma como o quarto Bispo da Diocese, seguindo-se o envio das chamadas “Cartas de Roma”, em que a Santa Sé oficializa a escolha junto das autoridades portugueses, e por último a tomada de posse. O novo Bispo de Viana do Castelo será anunciado hoje, o mesmo podendo acontecer com os restantes que já pediram a substituição, apesar de ainda não estar confirmado.
 
O quarto Bispo de Viana do Castelo, sucessor de D. Júlio Tavres Rebimbas, D. Armindo Lopes Coelho e D. José Augusto Fernandes Pedreira, recebeu a ordenação episcopal, no Santuário de Fátima, no dia 24 de Abril (Domingo) 2005, tendo sido ordenante D. Serafim Ferreira e Silva, então Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, e co-sagrantes o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e o Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino.
Natural da diocese de Leiria-Fátima onde nasceu, na freguesia de Cortes, a 17 de Julho de 1946.
O novo Bispo de Viana frequentou o Seminário Diocesano de Leiria (entre 1957 e1969), tendo sido ordenado presbítero a15 de Agosto de 1970.
De seguida partiu para Roma onde obteve a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1971), obtendo ainda, na mesma cidade, a licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974)
De 1974 a1977 foi professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, tendo igualmente neste último ano obtido a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Posteriormente parte para a Alemanha para fazer o doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987) que obteve com a tese “Die Diakonie der Gerechtigkeit und der Versöhnung in der Apologie des 2. Korintherbriefes. Analyse und Auslegung von 2. Kor 2,14-4,6; 5,11-6,10, 1990, Münster, Alemanha.
Enquanto permanece em terras germánicas foi Capelão de Emigrantes Portugueses na Diocese de Münster.

Retornado a Portugal, a partir de 1988, retoma a leccionação de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e, ao mesmo tempo, no Seminário Diocesano de Leiria, na Escola de Formação Teológica de Leigos de Leiria e na Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa.
Assumiu, em 2001, a Presidência da Comissão Directiva do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.
No domínio de outros serviços eclesiais D. Anacleto de Oliveira foi Secretário da Comissão Científica dos Congressos Internacionais de Fátima (1997-2001 e 2003), Membro do Conselho de Administração e de Gestão e Finanças do Santuário de Fátima, Assistente Diocesano do Movimento de Educadores Católicos, na diocese de Leiria e Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Leiria-Fátima
Foi nomeado Bispo Titular de “Aquae Flaviae” e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005 e agora para Titular da Diocese de Viana do Castelo
D. Anacleto foi colaborador na Revista “Theologische Revue”, da Faculdade de Teologia da Universidade de Münster. Liderou a equipa que preparou os Catecismos Nacionais – 3º e 4º Ano da Catequese Infantil e integrou a equipa que traduziu a Nova Bíblia dos Capuchinhos (1998).
D. Anacleto Oliveira foi o responsável pelo itinerário catequético, proposto pela CEP para o Ano Paulino. Tendo Paulo como guia, além do conhecimento
mais aprofundado do Apóstolo, o texto procura fazer percorrer, durante 52 semanas, as principais etapas do caminho cristão.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts