FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Jun 2010

Independentistas Galegos marcam encontro em Valença para apoiarem Portugal contra Espanha

  Um movimento independentista galego está a promover uma mobilização especial para o jogo entre Portugal e Espanha de terça-feira e que prevê uma viagem […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Um movimento independentista galego está a promover uma mobilização especial para o jogo entre Portugal e Espanha de terça-feira e que prevê uma viagem a Valença. Na cidade minhota, as “claques galegas”, como se intitulam, pretendem “torcer pela selecção de Portugal”, enquanto assistem ao jogo nas ruas da Fortaleza de Valença. A iniciativa que ontem foi divulgada pela plataforma “Sei o que nos Fizestes… nos Últimos 525 Anos”.
 

 
Este movimento anuncia mesmo, pela Internet, um “chamamento a todo o povo galego” para “se deslocarem à vizinha localidade de Valença” e aí torcer pelas cores lusas. Em tom de brincadeira, e a propósito do encerramento das urgências em Valença, lançam ainda um apelo a que os adeptos galegos que apoiam Portugal “não caiam as provocações da torcida espanholista valenciana”. “Compre ter em conta que em caso de confronto físico os primeiros-socorros haveria que recebê-los em Tui [Galiza]”. Os adeptos são ainda desafiados a assistirem ao jogo, “homens, mulheres e crianças, cada um com a sua estreleira [bandeira que simboliza uma Galiza independente]”. Com cerca de três milhões de habitantes e sendo actualmente um dos principais parceiros comerciais do Norte de Portugal, há anos que vem crescendo o sentimento independentista galego e, noutros casos, de aproximação a Portugal em detrimento do reino de Espanha. Existe ainda um movimento que defende que a tese de que a língua portuguesa e o galego (uma das línguas oficias) nunca se separaram realmente, sendo variantes da mesma, num estatuto idêntico ao português do Brasil, como português da Galiza.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts