FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Jun 2010

Sócrates em homanagem a Soares em Arcos de Valdevez

Mário Soares vai ser hoje homenageado em Arcos de Valdevez, no âmbito da iniciativa “Concelho de Estado”, que incluirá debates em que participarão, entre outros, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Mário Soares vai ser hoje homenageado em Arcos de Valdevez, no âmbito da iniciativa “Concelho de Estado”, que incluirá debates em que participarão, entre outros, José Sócrates, Fernando Nobre e Freitas do Amaral. “A vida política de Mário Soares será analisada e debatida por antigos estadistas, atuais governantes e personalidades de grande craveira intelectual”, sublinha a organização, que cabe à Editorial Novembro e à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. “República”, “União Europeia”, “Descolonização e Geopolítica” e “Um futuro para Portugal” são os temas do ciclo de debates, que decorre de hoje até dia 27.

O primeiro ministro, José Sócrates, participará no painel de hoje, conjuntamente com António Almeida Santos, Artur Santos Silva, Manuel Sobrinho Simões, Miguel Veiga e Gonçalo Ribeiro Telles. O ciclo contará com os depoimentos do antigo líder da União Soviética Mikhail Gorbatchev, através de videoconferência, e de Frank Carlucci e Ignacio Ramonet, ambos através de mensagem escrita. Eduardo Lourenço, Francisco Assis, Jean Daniel, Raúl Morodo, Manuel Ferreira de Oliveira, Federico Mayor Zaragoza, Adriano Moreira, Lobo Antunes, José Pacheco Pereira, Carvalho da Silva e Soromenho Marques serão outros dos conferencistas. As intervenções dos oradores serão posteriormente compiladas em livro, que será comercializado nos mercados português e brasileiro. Este ciclo de debates integra a 1ª edição da iniciativa “Arcos de Valdevez – Concelho de Estado”, que será realizada anualmente e que tem como principal objetivo prestar tributo e refletir sobre a importância histórica das maiores personalidades da política portuguesa. Da primeira edição, que se enquadra nas comemorações do centenário da implantação da República, fazem ainda parte exposições, arte de rua, teatro e a edição de um livro. Uma boa parte das iniciativas deste “Concelho de Estado” materializa-se em arte de rua, sendo a trajetória de Mário Soares retratada nas principais artérias de Arcos de Valdevez e a população local convidada a participar ativamente. No perímetro urbano da vila, sobretudo no seu centro histórico e na marginal fluvial, haverá uma exposição de cartazes com fotos do homenageado, uma fotobiografia de Mário Soares e um “Xadrez Político” em ponto grande representando as pessoas ou instituições chave no percurso do estadista. Representações teatrais relativas a episódios da vida de Soares e uma marcha pública de tributo são outras das iniciativas agendadas. Na Casa das Artes, ficará patente a exposição “Mário Soares, o princípio sem fim”, que retrata a vida pessoal e política do homenageado. A exposição mostrará as condecorações de Soares, os trajes académicos, caricaturas e alguns objetos de caráter popular oferecidos e dedicados ao homenageado. Será ainda criado um díptico de homenagem ao estadista, da autoria do artista plástico Mário Vitória, e haverá a chamada “Tribuna dos Pequeninos”, onde os mais novos vão poder conversar informalmente com Mário Soares.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts