FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Jul 2010

Ciclismo: Volta a Portugal regressa a Viana do Castelo 18 anos depois

  Dezoito anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressa a Viana do Castelo. Com início em Viseu, a 04 de Agosto, e final […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 

Dezoito anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressa a Viana do Castelo. Com início em Viseu, a 04 de Agosto, e final em Lisboa, a 15 de Agosto, a Volta cumpre a sua terceira etapa em Viana do Castelo, a 07 de Agosto. Esta etapa minhota foi considerada pelo director da prova, Joaquim Gomes, “uma das principais novidades” da 72ª edição da prova. Esta etapa que ligará as cidades de Santo Tirso e Viana do Castelo terá a extensão de 173,7 quilómetros, tendo o seu ponto mais alto a cerca de seiscentos metros de altitude, no Extremo (Arcos de Valdevez). Passará pela meta (Av. Campo do Castelo), e depois haverá um percurso de 19 quilómetros dentro da cidade com ligação a Darque pela Ponte Nova e regresso à cidade pela Ponte Eiffel passando pela Alameda 5 de Outubro e terminando na Av. Campo do Castelo.

Para Joaquim Gomes, esta etapa tem “todas as condições para ser uma das melhores da volta” e uma das grandes novidades da prova. Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, é o retomar de uma tradição de apoio ao ciclismo e pretende dar um claro sinal aos clubes que o promovem e, ao mesmo tempo, incentivando o uso da bicicleta pelos cidadãos.
Para a Câmara Municipal, a Volta a Portugal é uma festa nacional e, assim sendo, a melhor oportunidade para estimular e incentivar todos os dirigentes associativos, técnicos e atletas que, ao longo dos anos, têm levado tão longe o seu esforço, a sua qualidade técnica e as cores de Viana do Castelo.
De lembrar que o ciclismo de Viana do Castelo sempre teve grande importância no panorama desportivo nacional. De salientar que equipas como a CEDEMI e a Tensai – Stª Marta, por diversas vezes, participaram em Voltas a Portugal e o Grupo Desportivo do Centro Cultural de Stª Marta de Portuzelo e o Núcleo Desportivo e Recreativo de Barroselas, que foram, durante muitos anos, um viveiro de ciclistas.
No concelho, salientam-se em termos individuais masculinos Rui Sousa actual Campeão Nacional com 6 participações em Campeonatos do Mundo, um pódio na Volta a Portugal e uma participação na Volta a Espanha; Rui Lavarinhas Campeão Nacional; Ricardo Costa Vice-Campeão da Taça de Portugal e Campeão Nacional de Sub-23; Alberto Amaral Campeão Nacional de contra-relógio; Rui Pinto vencedor do Prémio da Juventude da Volta a Portugal. E em termos individuais femininos Ana Barros: 10 vezes Campeã Nacional, duas presenças em Jogos Olímpicos (Barcelona 92 e Atlanta 96).

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts