FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Ago 2010

Arcos de Valdevez arde há três semanas consecutivas e autarquia fala em “tragédia ambiental” – 500 hectares ardidos

Há três semanas que o concelho de Arcos de Valdevez está a arder há duas semanas consecutivas, com uma média de quatro a cinco incêndios […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Há três semanas que o concelho de Arcos de Valdevez está a arder há duas semanas consecutivas, com uma média de quatro a cinco incêndios por dia, e no terreno os meios humanos “estão exaustos”, afirmou à Geice FM o vereador da Protecção Civil daquele concelho. Martinho Araújo estima que os 200 incêndios que se registaram desde o inicio de Julho até ao dia de ontem tenham consumido cerca de 500 hectares de área verde.

 
“Estamos a falar de uma tragédia ambiental, sem dúvidas. Há mais de duas semanas que o concelho está arder, todos os dias, à excepção de umas folgas muito cedo pela manhã. À tarde e noite volta o mesmo cenário”, descreveu o vereador Martinho Araújo, ao mesmo tempo que garante que a equipa municipal de sapadores florestais e a corporação de bombeiros do concelho “estão totalmente exaustos”. Só em Rio Frio, o fogo consumiu uma área a rondar a 300 hectares. “Se não fossem as corporações vizinhas, o apoio da Autoridade Nacional de Protecção Civil e os reforços que vieram de todo o País tínhamos todo o concelho a arder, não tenho dúvidas”, afirmou ainda Martinho Araújo, garantindo que a GNR “está no terreno” a investigar os múltiplos incêndios que levaram a autarquia a activar o plano de emergência.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts