FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Ago 2010

Milhares nas margens de Viana a ver passar os andores no rio

  Se alguém vive com intensidade aquela que é considerada a “Rainha das Romarias” são as gentes da ribeira de Viana do Castelo, para quem […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Se alguém vive com intensidade aquela que é considerada a “Rainha das Romarias” são as gentes da ribeira de Viana do Castelo, para quem a agonia muitas vezes vivida em alto mar é mais do que uma palavra: É também o nome da sua santa padroeira. Juntaram-se na noite de quinta-feira, que antecedeu a procissão ao mar, para enfeitar as cinco ruas da ribeira com os tapetes que foram percorridos pelos andores, no regresso do passeio pela foz do Lima. A esta viagem dos andores da Senhora da Agonia, S. Pedro e de Nossa Senhora dos Mares, ladeados por dezenas de embarcações de pesca, assistiram milhares de pessoas nas margens do rio Lima.
 
Geice TV: DESCARREGAR VIDEO DA NOITE DOS TAPETES NA RIBEIRA
 
Geice TV: DESCARREGAR VIDEO DO DESFILE DA MORDOMIA 

 
 
Antes ainda, mais de 300 mordomas, trajadas a rigor e carregadas de ouro desfilaram pelas ruas da cidade, na abertura da Romaria. “São os trajes, fazem-me lembrar Viana e é por isso que venho”, contava Joana Amaral que, aos doze anos, repete pela segunda vez a participação no desfile. O desfile da mordomia é um dos números mais emblemáticos da Festa d’Agonia, tendo mesmo estado na origem da mudança de nome de uma das artérias mais centrais da cidade de Viana do Castelo. A Romaria arrancou oficialmente na sexta-feira e até domingo espera um milhão de visitantes e com o grande destaque para sábado, com o emblemático cortejo histórico e etnográfico, com o tema “O mar de Viana nos Caminhos de Santiago”, uma opção justificada pelo facto de este ser um Ano Santo na Galiza, o que sempre acontece quando o dia de Santiago coincide com um domingo. Com 3000 figurantes, o cortejo durará mais de duas horas, sendo um dos mais longos de sempre, e pretende também dar um contributo para o processo, em curso, de divulgação e revitalização do caminho português pela costa para Caminho de Santiago.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts