FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Ago 2010

“Tragédia ambiental”: Serra Amarela (PNPG) está a arder

A Serra Amarela, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês está a arder e já destruiu uma importante área de conservação de azinheiras, junto […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Serra Amarela, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês está a arder e já destruiu uma importante área de conservação de azinheiras, junto ao Lindoso, estando já a ameaçar outra zona importante como é o caso da Mata do Cabril, também em Ponte da Barca. Contactado pela Geice, o vereador da Protecção Civil, José Pontes, explicou que a depois de alguma acalmia durante a noite, o fogo regressou em força esta manhã e já se fala em “tragédia ambiental” no parque.

 
“Está muito mal. Os ventos estão a prejudicar imenso e a levar o fogo para a zona inestimável dos azinheiros. Um património de elevado valor que está a ser destruído e as chamas avançam galopantemente para a Mata do Cabril”, explicou o vereador. Os incêndios na área do Parque Nacional Peneda Gerês já queimaram “matas e habitats importantes”, reconheceu a direcção daquela área protegida. No Lindoso a situação está “descontrolada”, apesar da centena de bombeiros envolvidos no combate ás chamas. Para agravar, os difíceis acessos não permitem a utilização de meios no terreno. A Mata do Cabril é uma floresta que se mantém original, quase sem vestígios de intervenção ou presença humana, sendo uma zona de reserva com acesso condicionado.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts