FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Ago 2010

Viana do Castelo: Romaria D’Agonia deverá receber 1 milhão de visitantes

A Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, espera este ano a visita de um milhão de pessoas, numa autêntica “invasão” que levou mesmo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, espera este ano a visita de um milhão de pessoas, numa autêntica “invasão” que levou mesmo a CP a reforçar o número de comboios. No total, a CP vai oferecer seis comboios extra de e para Viana do Castelo, no sábado e domingo à tarde e nas madrugadas de domingo e de segunda, para que os visitantes tenham oportunidade de assistir a alguns dos números mais emblemáticos da romaria. Segundo a VianaFestas, entidade responsável pela organização da romaria, a previsão do número de visitantes tem por base os dados avançados pela PSP em relação a edições anteriores. Este ano, o cortejo histórico e etnográfico, que terá lugar no sábado, tem como tema “O mar de Viana nos Caminhos de Santiago”, uma opção justificada pelo facto de este ser um Ano Santo na Galiza. De acordo com Francisco Sampaio, os quadros vivos da peregrinação vão preencher o cortejo deste ano.

 
Com 3000 figurantes, o cortejo durará mais de duas horas e pretende também dar um contributo para o processo, em curso, de divulgação e revitalização do caminho português pela costa para Caminho de Santiago. A edição deste ano está orçada em 420 mil euros, um valor “ligeiramente superior” ao de 2009, o que significa que aquela que é considerada “a romaria das romarias de Portugal” conseguiu “fintar” a crise. A Câmara de Viana do Castelo financia com 100 mil euros. Uma boa ajuda para financiar a festa vem das bancadas instaladas na cidade para assistir ao cortejo etnográfico – um lugar nas que estão instaladas ao longo de toda a avenida principal custa 10 euros, enquanto quem optar pelas ruas adjacentes paga 8 euros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts