FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Set 2010

Viana: Queda de nascimentos ameaça novos encerramentos de pequenas escolas

Entre 1992 e 2008 o concelho de Viana do Castelo viu descer de 932 para 750 o número de nascimentos segundo dados “preocupantes” de um […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre 1992 e 2008 o concelho de Viana do Castelo viu descer de 932 para 750 o número de nascimentos segundo dados “preocupantes” de um levantamento realizado pelo município e agora avançados pela vereadora da Educação. É que com este cenário já se admite a necessidade de rever a Carta Educativa Municipal e com isso a hipótese de mais escolas fecharem no futuro, além das duas com menos de vinte alunos que já não abrem portas este ano lectivo em Viana. As revelações foram feitas no programa “Em cima da mesa” a emitir na quinta-feira pela Geice FM.

 
“Toda esta alteração em termos de nascimentos poderá fazer-nos repensar a carta educativa e nortear para novas opções, por isso vamos ter que esperar. É natural que daqui a três ou quatro anos estejamos a falar de mais encerramentos”, explicou a vereadora Maria José Guerreiro. Com base neste estudo da evolução dos nascimentos no concelho, a vereadora acrescenta que “há freguesias em que a descida é notória” e outras em que, pelo contrário, até tem aumentado. No entanto, com um quadro de redução da natalidade, torna-se mais provável encerramentos de outras pequenas escolas no concelho. “Daqui a quatro ou cinco anos esta diminuição vai fazer-se sentir. Quase de um ano para o outro temos cenários totalmente diferentes. Há freguesias que nos últimos dois anos passam de 12 para seis nascimentos. As diferenças são cada vez maiores”, alertou a vereadora. O programa “Em cima da mesa” dedicado ao novo ano lectivo é emitido pela Geice FM na quinta-feira, depois das 21.00.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts