FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Out 2010

“Assalto ao Santa Maria” chega hoje ás salas de cinema de Viana do Castelo

    Depois da estreia nacional, a 23 de Setembro, o filme “Assalto ao Santa Maria” chega finalmente a Viana do Castelo, onde começa a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
 
Depois da estreia nacional, a 23 de Setembro, o filme “Assalto ao Santa Maria” chega finalmente a Viana do Castelo, onde começa a ser exibido esta quinta-feira nas salas do Estação Viana Shoping. A revelação foi feita pelo realizador Francisco Manso, recordando que cerca de 85% deste filme foi rodado em Viana do Castelo, e uma boa parte a bordo no navio Gil Eannes. O realizador disse mesmo que, tendo em conta as suas características, Viana do Castelo deveria apostar em assumir-se como um cenário privilegiado para produções cinematográficas.

 
O filme recorda os dias em que durou o assalto ao navio de luxo “Santa Maria” no começo de 1961 em águas internacionais, uma operação comandada pelo capitão Henrique Galvão que ficou conhecida também como “Operação Dulcineia”. A operação contou com a participação de revolucionários portugueses e espanhóis numa tentativa de denúncia a nível internacional do que se passava em Portugal e também em Espanha, no regime franquista. A acção terminou ao fim de 12 dias com o paquete a fundear no Brasil para libertar os passageiros e tripulação. Com um orçamento de um milhão de euros, o filme foi rodado sobretudo no antigo navio hospital Gil Eannes, actualmente atracado em Viana do Castelo, e contou com apoios financeiros de Portugal e Espanha. Esta quinta-feira chega finalmente ao circuito comercial em Viana do Castelo, isto depois de já se encontrar em exibição no Porto, em Lisboa e Coimbra.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts