FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Nov 2010

Viana do Castelo: Eleita Cidade do Vinho 2011

Viana do Castelo foi eleita a Cidade do Vinho 2011, uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho que vai transformar este concelho minhoto […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Viana do Castelo foi eleita a Cidade do Vinho 2011, uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho que vai transformar este concelho minhoto no foco da promoção vinícola nacional. No final da assembleia intermunicipal da AMPV que decorreu em Santa Marta de Penaguião, Paulo Caldas, presidente da associação criada há três anos e que junta 75 municípios, disse à agência que Viana do Castelo foi eleita a Cidade do Vinho 2011, sucedendo a Beja. Desta forma, no próximo ano o foco da promoção vinícola nacional vai estar dirigido para a zona do Alto Minho, onde irão ser desenvolvidas iniciativas relacionadas com o vinho, a vinha, o enoturismo e a valorização do mundo rural.

Paulo Caldas referiu que o país vive uma época de transformações, com o arranque e a reestruturação da vinha e o aumento da produção, que considera ser também de cada vez mais qualidade.Salientou que os associados da AMPV sentem as dificuldades provocadas pela crise e que estas só serão ultrapassadas através da criação de parcerias entre produtores e instituições, de forma a promover o vinho dentro e fora do país, nomeadamente para países como China ou Angola. No decorrer da assembleia intermunicipal foi ainda criada a secção de gastronomia e produtos regionais, que se junta às já existentes redes de museus da vinha e vinho, do enoturismo e das rotas do vinho. Segundo Paulo Caldas, que é também presidente da câmara do Cartaxo, a AMPV assinou um protocolo com a Associação Empresarial de Portugal relativo ao projeto “Portugal – Compro o que é nosso”.É uma iniciativa que marca, segundo o responsável, o início de uma parceria que visa “valorizar os produtos de qualidade” e visa sensibilizar os portugueses e quem visita o país a comprar “o que é de cá de dentro”. O encontro serviu ainda para preparar a reunião da direção da Rede Europeia das Cidades do Vinho, que decorre entre 03 e 04 de dezembro, em Roma, e onde Portugal vai propor a instituição da Cidade Europeia do Vinho. O autarca destacou ainda as cerca de 20 iniciativas, entre congressos, seminários ou provas de vinhos, que vão decorrer no domingo, em que se assinala o Dia Europeu do Enoturismo.A Rede Europeia das Cidades do Vinho instituiu em 2009 a celebração do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no segundo domingo de novembro em cada uma das cidades membros da rede.A AMPV integra diferentes municípios portugueses com forte dependência económica da vitivinicultura e pretende, através de diversas iniciativas ligadas ao vinho e à produção vitivinícola, fomentar o desenvolvimento daqueles que lhes estão associados.
Às restantes candidatas, Setúbal, Santa Marta de Penaguião e Barcelos, foram atribuídas menções honrosas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts