FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Dez 2010

Antigo Hospital Psiquiátrico da Gelfa reabre em breve

O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, encerrado há uma década, deve reabrir até final de 2011, transformado numa unidade de cuidados continuados vocacionada […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, encerrado há uma década, deve reabrir até final de 2011, transformado numa unidade de cuidados continuados vocacionada para a área das demências. De acordo com o deputado socialista Jorge Fão, a burocracia que há mais de três anos estava a emperrar o processo foi ultrapassada esta semana, com a assinatura do protocolo pelo qual o Estado cede aquele edifício ao Instituto S. João de Deus, que ficará a gerir a nova unidade de saúde. Jorge Fão congratula-se com o facto deste processo ter sido finalmente encerrado.

 
Desactivado há mais de uma década, o antigo hospital psiquiátrico entrou em profunda degradação, mas foi alvo de obras de reabilitação, orçadas em 2 milhões de euros, que foram dadas por concluídas em 2005. Entretanto, foi encontrado um parceiro privado para a gestão do equipamento, o Instituto S. João de Deus, que ali pretende instalar uma unidade de cuidados continuados para dar resposta a todos os quadros degenerativos do sistema nervoso central, o mais conhecido dos quais é a doença de Alzheimer. Mas esta unidade ainda não abriu, por causa de toda a burocracia relacionada com a propriedade do imóvel e com a sua cedência. Inicialmente, o hospital era dado com pertencente à Unidade Local de Saúde do Alto Minho, mas entretanto chegou-se à conclusão que o proprietário é o Estado, concretamente a Direcção Geral do Tesouro e Finanças. Agora, e depois de realizadas as obras de recuperação e adaptação do equipamento e concluída a contratualização com o Ministério da Saúde, é previsível que, até final de 2011, entre em funcionamento esta nova unidade de saúde do Alto Minho”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts