FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Dez 2010

Castelo de Neiva já tem um Núcleo Museológico de Arqueologia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de inaugurar o Núcleo Museológico de Arqueologia de Castelo de Neiva. Trata-se de um espaço situado no […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de inaugurar o Núcleo Museológico de Arqueologia de Castelo de Neiva. Trata-se de um espaço situado no Centro Cívico da freguesia, onde existe já um núcleo dedicado ao sargaço, e que reúne o imenso espólio histórico daquela freguesia, nomeadamente dois capacetes e copos em bronze e uma moeda do tempo do imperador Augusto. O novo espaço, que integra uma Rede que a Câmara Municipal possui, inclui os principais achados arqueológicos, nomeadamente do Castro de Moldes, um povoado da Idade do Ferro localizado numa zona sobranceira ao Rio Neiva. De acordo com o autarca vianense, José Maria Costa, é intenção da Câmara Municipal, já no próximo ano, de potenciar turisticamente este núcleo e consolidar igualmente a Rede de Núcleos Museológicos já existentes no concelho.

 
Recorde-se que a rede museológica de Viana integra também a Casa dos Nichos, os 14 Moinhos de Água da Montaria, os Moinhos de Vento de Montedor, o Museu do Pão de Outeiro, o Núcleo Arqueológico de Santa Maria de Geraz do Lima, o Museu dos Carros de Cavalos em Santa Leocádia, o Museu da Fábrica de Louça de Viana, o Museu de Arte da Marioneta, o Museu Agro-Marítimo de Carreço, o Núcleo Museológico da Igreja das Almas, o Núcleo Museológico de Lanheses e ainda os Núcleos do Sargaço em Castelo de Neiva e o da Escola de S. Gil, em Perre. Para breve, está também programado o Núcleo Museológico de Darque, dedicado ao Rio Lima e a situar no centro histórico da vila.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts