FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Jan 2011

Arruada de Janeiras nas ruas de Viana do Castelo

Viana do Castelo vai receber, sexta e sábado, a tradição das Janeiras com arruadas infantis e de adultos. A concentração é na Praça da República […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Viana do Castelo vai receber, sexta e sábado, a tradição das Janeiras com arruadas infantis e de adultos. A concentração é na Praça da República e, a partir daí, os grupos vão levar as cantatas tradicionais às ruas da cidade. A iniciativa vai envolver dezenas de alunos de diversas escolas e ainda alguns dos principais grupos etnográficos do concelho.

 
Na sexta-feira, por volta das 9:30 da manhã, 14 grupos de crianças das Escolas Básicas do 1º ciclo da Abelheira, Calvário, Igreja, Cabedelo, Srª das Oliveiras, Carreço, Centro Escolar de Barroselas, Centro Escolar de Lanheses e Nogueira vão concentrar-se na Praça da República. As crianças vão depois partir pelas ruas do centro histórico cantando as Janeiras. No sábado, por volta das 21:00, vão ser 13 os grupos de Janeiras a espalhar a tradição pelas ruas de Viana. Cantadeiras do Neiva, Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Ronda Típica de Carreço, Grupo Danças e Cantares de Serreleis, Grupo de Danças Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Janeiras de Mazarefes – Comissão Senhora das Boas Novas, Escola Música da Associação Cultural Desportiva Nogueirense, Fundação Maestro José Pedro, Escola de Música de Perre, Ronda típica da Meadela, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Associação Cultural e recreativa de Vila Franca, Associação Desportiva de Chafé são os grupos que, a partir da Praça da República, vão percorrer a cidade, entoando músicas de boas-vindas ao Novo Ano.
Maria José Guerreiro, vereadora da Câmara de Viana, diz que as “tradições são as nossas memórias” e que, por isso, devem ser preservadas e respeitadas. Por parte das associações e dos grupos etnográficos, a adesão foi “muito boa”. Assim, sexta-feira de manhã as crianças vão cantar as Janeiras nas ruas da cidade. Sábado, a partir das 21 horas, é a vez de os adultos entoarem cânticos de boas-vindas ao Novo Ano.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts