FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Jan 2011

Comemorações do 163º aniversário de elevação de Viana a cidade marcadas por homenagem a Siza Vieira

O Município de Viana do Castelo assinala amanhã os 163 anos de elevação a cidade. As comemorações incluem uma sessão solene na Biblioteca Municipal e […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Município de Viana do Castelo assinala amanhã os 163 anos de elevação a cidade. As comemorações incluem uma sessão solene na Biblioteca Municipal e a atribuição de títulos honoríficos ao arquitecto Siza Vieira, à Ronda Típica da Meadela, à Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca e à Delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha.

 
A Delegação de Viana da Cruz Vermelha vai ser homenageada, visto que em 2011 está a celebrar os 100 anos de existência. A Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca está a comemorar o trigésimo aniversário. O Viana Taurino Clube é outro dos homenageados, tendo celebrado o centenário no passado ano. Já a Ronda Típica da Meadela faz cinquenta anos. O aniversário celebra-se no dia em que, em 1848, D. Maria II elevou a cidade à categoria de Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo. A elevação foi uma forma de reconhecer a coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.  O arquitecto Siza Vieira vai receber o título de “Cidadão de Honra” durante as comemorações do aniversário da elevação de Viana a cidade. José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, diz que Siza Vieira é uma figura “inquestionável” e que a obra do arquitecto valorizou a imagem da cidade.
Na mesma cerimónia vai também assinalar-se o terceiro aniversário da Biblioteca Municipal com o colóquio ‘Arquitectura e Bibliotecas Públicas, percursos e futuros’. Álvaro Siza Vieira, arquitecto e autor do projecto da Biblioteca de Viana do Castelo, vai participar no colóquio, bem como outros arquitectos e representantes das bibliotecas. Henrique Barreto Nunes, bibliotecário colaborador no lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, vai ser o moderador. As comemorações do centésimo sexuagésimo terceiro aniversário são já amanhã a partir das 21:30 e vão contar com a participação do arquitecto Siza Vieira.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts