FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Jan 2011

Ponte da Barca é palco do lançamento de colectânea de Michel Giacometti

O Mosteiro de Crasto, em Ponte da Barca, recebe este sábado à tarde a apresentação do volume 8 da filmografia do etnomusicólogo Michel Giacometti. A […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Mosteiro de Crasto, em Ponte da Barca, recebe este sábado à tarde a apresentação do volume 8 da filmografia do etnomusicólogo Michel Giacometti. A iniciativa, que surge na sequência das comemorações dos 20 anos sobre a morte de Giacometti, tem como objectivo mostrar os episódios filmados há 40 anos nesta vila minhota relacionadas com os cantos de trabalho, altura em que o etnomusicólogo percorreu o país em busca das tradições populares caídas no esquecimento. Numa produção da Tradisom, em parceria com a RTP e o jornal Público, a colecção de 12 volumes apresenta o primeiro levantamento em filme de práticas musicais do povo português, sendo que algumas delas já estão extintas. Para o autarca local, Vassalo Abreu, é um orgulho para Ponte da Barca ser o cenário escolhido para o lançamento desta colecção.

Etnomusicólogo francês, natural da Córsega, Michel Giacometti estudou na Suécia, doutorando-se posteriormente na Universidade da Sorbonne, em Paris. Radicou-se em Portugal em finais dos anos cinquenta, interessando-se pela recolha e gravação de música popular portuguesa. Ao longo de 30 anos, percorreu o país, gravando centenas de cantares e músicas tradicionais, dando origem àquele que é, até hoje, o mais exaustivo levantamento da cultura musical portuguesa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts