FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Jan 2011

Título de “Cidadão de Honra” ao arquitecto Siza Vieira divide executivo camarário

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai atribuir o título de “Cidadão de Honra” ao arquitecto Siza Vieira mas os vereadores da oposição mostraram-se […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai atribuir o título de “Cidadão de Honra” ao arquitecto Siza Vieira mas os vereadores da oposição mostraram-se indignados com a atribuição. No âmbito das comemorações da elevação de Viana a Cidade, a Câmara quer atribuir o título de “Cidadão de Honra” a Siza Vieira por considerar que o facto de o arquitecto ter desenhado a actual Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi uma mais-valia para a cidade. O presidente da Câmara, José Maria Costa, diz que o arquitecto Siza Vieira é uma “referência internacional” e que a nova biblioteca “marcou a frente ribeirinha da cidade”. O autarca considera que atribuir o título ao famoso arquitecto “só enobrece” a cidade. No entanto, os vereadores da oposição mostraram-se desagradados com a intenção da Câmara.

 
Em reunião de Câmara, três vereadores da oposição mostraram intenções de votar contra a proposta. A polémica subiu de tom e a comunicação social foi convidada a sair da sala para que o presidente pudesse reunir a sós com a vereação. A conversa surtiu efeito, já que todos os vereadores acabaram por mudar o sentido de voto. Apesar da mudança de voto, António José Amaral, do PSD, fala em “vassalagem” por parte da Câmara e discorda moralmente da atribuição. Votou a favor “a bem do município”. Aristides Sousa, vereador do CDS-PP, mostrou-se inicialmente contra a atribuição mas também acabou por mudar o sentido de voto. O vereador cita o regulamento para a atribuição do título de “Cidadão de Honra”, que diz que o título deve ser “atribuído aos cidadãos que, ao longo da vida, prestaram assinaláveis serviços à comunidade, contribuindo para o progresso e prestígio do município, da região ou do país”. Segundo Aristides Sousa, o arquitecto fez um acto pontual e foi pago por isso. No entanto, acabou por votar a favor da proposta por considerar que é o melhor para a cidade. José Maria Costa diz que Siza Vieira é um grande “representante da arquitectura contemporânea portuguesa” e que o seu trabalho deu uma nova imagem à marca da cidade. A atribuição do título é uma homenagem ao génio do arquitecto. A proposta da Câmara para atribuir o título de “Cidadão de Honra” ao arquitecto Siza Vieira acabou por ser aprovada por unanimidade mas não escapou à polémica.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts