FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Fev 2011

P. Barca: EDP vai pagar renda pela Barragem do Alto-Lindoso

  A Câmara de Ponte da Barca, a par de mais de 80 municípios portugueses com albufeiras, de barragens hidroeléctricas, vai ver este ano a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
A Câmara de Ponte da Barca, a par de mais de 80 municípios portugueses com albufeiras, de barragens hidroeléctricas, vai ver este ano a renda que a EDP paga, actualizada de valor quase simbólicos. O valor pela barragem do Alto – Lindoso será actualizado, em pelo menos dez vezes mais, disse à Geice Vassalo Abreu, presidente da Câmara e vice-presidente dos Municípios com Barragens, que acrescenta trata-se de uma questão de” justiça”.

 
“Pagar por esta utilização é uma questão de Justiça. Se os terrenos não estivessem inundados, estavam a pagar impostos ou a ser usados para construção ou fábricas”, sublinha o autarca. Embora sem revelar os números desta actualização de verbas, o autarca da Barca, onde funciona a Hidroeléctrica portuguesa com maior capacidade de resposta para colocar energia na rede, admite que Montalegre, Miranda do Douro e Ponte da Barca serão os municípios mais beneficiados, precisamente pela dimensão dos aproveitamentos hidroeléctricos. O acordo da Associação Nacional de Municípios Portugueses com eléctrica nacional para a actualização das tarifas já foi fechado para entrar em vigor ainda em 2011, faltando apenas o aval do Ministério da Economia, explica Vassalo Abreu. Os valores que agora serão actualizados, na ordem de alguns milhões de euros no total, servem também para as autarquias assumirem encargos decorrentes do funcionamento destes equipamentos, como foi o caso de Ponte da Barca há cerca de um ano quando a Barragem do Alto – Lindoso, na capacidade máxima, se viu obrigada a abrir as comportas várias vezes, com o rio Lima inundar as margens provocando prejuízos de mais de 150 mil euros em equipamentos públicos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts