FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Fev 2011

P.Lima: Paço do Marquês pronto para receber um museu militar

Um museu militar em Ponte de Lima é uma pretensão da autarquia, que poderá tornar-se numa realidade, após a vista do General Chefe de Estado-Maior […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Um museu militar em Ponte de Lima é uma pretensão da autarquia, que poderá tornar-se numa realidade, após a vista do General Chefe de Estado-Maior do Exército, José Luís Pinto Ramalho, á vila mais antiga de Portugal. A autarquia está a reunir esforços para a criação de um museu militar, que ficará localizado no Paço do Marquês, anunciou á Geice Vítor Mendes, presidente do executivo.

O Município pretende que este seja “um museu vivo, não tradicional, mas sim interactivo” e que mostre “um pouco da história militar do concelho, da região e do país”. Em cima da mesa estará um protocolo de “cedência do espólio do museu militar do Porto” á autarquia de Ponte de Lima, que posteriormente fará um estudo para tornar o espaço, “num museu de qualidade e acessível a todos”, o que poderá acontecer já em 2012, explicou Vítor Mendes, presidente da Câmara. Para conseguir este protocolo com o Estado Maior do Exercito, para criação de um museu militar, a Câmara de Ponte de Lima evoca um passado histórico de largos séculos, “situada na antiga via militar Braga – Astorga e no caminho para Santiago de Compostela, banhada pelo rio que lhe deu o nome, a vila de Ponte de Lima assume uma posição de destaque em relação aos outros aglomerados da região. Em virtude da importância militar e política de Ponte de Lima, D. Teresa mandou-a povoar, concedendo-lhe foral em 1125, com vários privilégios, entre os quais a protecção da feira que já então se realizava, a mais antiga de que há registo documenta”l.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts