FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 08 Fev 2011

Viana do Castelo: Igreja da Misericórdia fecha ao público para obras de recuperação e restauro

A Igreja da Santa Casa da Misericórdia, um dos edifícios ligados ao culto religioso mais emblemáticos de Viana do Castelo, vai ser alvo de uma […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Igreja da Santa Casa da Misericórdia, um dos edifícios ligados ao culto religioso mais emblemáticos de Viana do Castelo, vai ser alvo de uma profunda intervenção de restauro. A estrutura da igreja tem demonstrado alguns problemas ao longo dos últimos tempos, pelo que vai agora fechar portas para que seja feito o restauro dos azulejos, dos tectos e a monitorização de “uma pequena cedência estrutural ao nível das paredes do arco cruzeiro”, tal como confirmou à Geice o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, José Vitorino Reis.

 
Refira-se que o projecto foi alvo de uma candidatura ao QREN, já aprovada, pelo que o concurso para a realização das obras deverá ser lançado em breve. Por questões de segurança a Igreja vai ser encerrada ao culto até ao final das obras. Recorde-se que a Igreja foi projectada pelo engenheiro militar Manuel Pinto de Vila Lobos tendo sido construída entre 1716 e 1722. O seu interior é um verdadeiro pequeno museu de ornamentação Barroca, com azulejos pintados e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes representando as 14 obras de Misericórdia e o tecto pintado ao brutesco por Manuel Gomes, para além dos retábulos de talha dourada executados por Ambrósio Coelho. A Igreja está classificada como Património Nacional desde 1910.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts