FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Fev 2011

Viana: É o terceiro distrito do País com maior produção de energias renováveis

O parque eólico do distrito de Viana do Castelo foi o terceiro do país com maior produção de energia eólica, com a barragem hidroeléctrica em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O parque eólico do distrito de Viana do Castelo foi o terceiro do país com maior produção de energia eólica, com a barragem hidroeléctrica em Ponte da Barca a revelar-se a mais importante, de acordo com dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), até Novembro de 2010. Fonte DGEG disse ainda, á Geice que em termos de potência o distrito está entre os cinco primeiros do país.

A maioria dos parques eólicos de Viana do castelo são instalados com turbinas fabricadas pela Enercon, empresa responsável pela cadeia de fabricação dos componentes e sua instalação. Francisco Laranjeira, presidente da empresa alemã, instalada em Viana e que integra o consórcio responsável por instalar 1200 MW em parques eólicos até 2013, garante que o negócio “vai continuar a ter uma cota de mercado em crescimento”. A Enercon tem cinco fábricas e emprega em Viana do Castelo mais de mil pessoas. É também neste distrito que está instalado o maior parque eólico da Europa, parque eólico do Alto Minho 1, inaugurado em 2008, na região do Vale do Minho e administrado pela empresa portuguesa VentoMinho. Até final de Novembro passado, Portugal tinha instalados 2046 aerogeradores, mais 167 torres do que em 2009. Existem, em todo o País, 206 parques eólicos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts