FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Mar 2011

Viana: 1º Navio de Patrulha Oceânica construído pelos ENVC é entregue a 22 de Abril à Marinha Portuguesa

Dia 22 de Abril, é entregue em definitivo à Marinha Portuguesa o primeiro Navio de Patrulha Oceânica (NPO) construído pelos Estaleiros Navais de Viana do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Dia 22 de Abril, é entregue em definitivo à Marinha Portuguesa o primeiro Navio de Patrulha Oceânica (NPO) construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Recorde-se que, a 30 de Dezembro, o navio tinha sido entregue oficialmente à Marinha Portuguesa mas o NPO ficara nos Estaleiros para a realização de testes. Dia 22 de Abril, dá-se a entrega definitiva do navio.

A informação foi dada à Geice pelo presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros. Carlos Veiga Anjos disse que nos próximos dias a embarcação vai realizar a última prova de mar depois de vários meses de formação da tripulação. A fiscalização da pesca, o combate ao tráfico de droga, contrabando e imigração ilegal e operações de busca e salvamento são as principais missões que esperam o NPO. A entrega é feita com mais de cinco anos de atraso em relação à data inicialmente prevista. Carlos Veiga Anjos, presidente dos Estaleiros, já admitiu que poderia ter sido feito “melhor, com menores custos e menores prazos”. Veiga Anjos disse, em Dezembro, que esperava que a entrega do primeiro dos seis navios previstos fosse um ponto de viragem para a empresa de construção naval. O NPO baptizado com o nome “Viana do Castelo” atinge uma velocidade próxima dos 20 nós, autonomia de 5000 milhas, 83,1 metros de comprimento e 1870 toneladas de peso. Tem capacidade para a aterragem de um helicóptero até 5.400 quilos. Apresenta uma peça de artilharia de 40 milímetros, já com cerca de 50 anos,  aproveitada de outras embarcações da Marinha. A Marinha encomendou aos ENVC seis NPO, dois navios de combate à poluição e cinco lanchas de fiscalização costeira, num contrato avaliado em perto de 500 milhões de euros, para cumprir até 2015. O segundo NPO já se encontra em fase adiantada de construção. A última informação conhecida aponta o final deste Verão como data de entrega.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts