FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Ago 2015

Confeção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira “abre” a Romaria d’Agonia 2015

Pelas 22 horas desta quarta-feira, abre “oficialmente” a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia com o início da confecção dos “Tapetes Floridos” nas principais […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pelas 22 horas desta quarta-feira, abre “oficialmente” a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia com o início da confecção dos “Tapetes Floridos” nas principais ruas da Ribeira da cidade de Viana do Castelo. Como é tradição, gentes da ribeira vão enfeitar o chão das ruas com toneladas de sal grosso tingido com cores diversas e com milhares de flores.
Para assinalar o início da Romaria da Senhora D’Agonia, que acontece de 20 a 23 de agosto, esta noite de quarta para quinta-feira conta com o embelezamento das ruas, pelos moradores da Ribeira vianense.  A Ribeira aproveita esta noite para também decorar varandas, janelas e todos os espaços com apetrechos de pesca, num verdadeiro convite para a festa.
No dia da padroeira da cidade, 20 de agosto, feriado municipal, de manhã bem cedo, vianenses e turistas vão poder apreciar as verdadeiras obras de arte criadas na Ribeira, ao longo de toda esta noite. Numa noite que se quer de festa, os cafés, os restaurantes, as tascas e até as casas particulares vão estar de portas abertas para uma das mais longas noites do ano, em Viana do Castelo.
Na quinta-feira, acontece a Solene Celebração Eucarística (no Adro da Sra. d’Agonia), seguida de Procissão ao Mar. Neste momento, um dos mais participados e com mais forte carga religiosa, os andores de Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora dos Mares e São Pedro, acompanhados de dezenas de embarcações, visitam o mar e o rio de Viana. O regresso ao santuário, como manda a tradição, será feito pelas ruas da Ribeira, que vão estar atapetadas e decoradas pelos seus moradores.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts