FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Ago 2015

Desfile da Mordomia “bateu recordes” e juntou 450 mulheres vestidas com traje à vianesa

Na manhã desta sexta-feira, cerca de 450 mulheres desfilaram pelas ruas da cidade de Viana do Castelo envergando o “traje à vianesa”, num desfile que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na manhã desta sexta-feira, cerca de 450 mulheres desfilaram pelas ruas da cidade de Viana do Castelo envergando o “traje à vianesa”, num desfile que se constituiu como uma verdadeira montra de ouro. Maria José Guerreiro, presidente da VianaFestas, entidade organizadora das festas da cidade, explicou à Geice, ainda antes do Desfile da Mordomia ter início, que a cidade “bateu recordes” ao juntar 450 mordomas num dos números mais aplaudidos da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
Maria José Guerreiro, que é também responsável pelo pelouro da cultura na autarquia vianense, explicou que durante o prazo de inscrição no Desfile da Mordomia foram contabilizadas 394 mordomas mas que, nos últimos dias, o número subiu para 450 mulheres inscritas.
Graças a este recorde, a responsável considera que a festa em “nada” foi afetada pela obrigatoriedade, este ano, pela primeira vez, de ser apresentada uma fotografia do traje que cada mulher planeava usar no Desfile da Mordomia. Considera até a responsável que esta obrigatoriedade ajudou a criar uma relação mais intensa entre a organização e as mulheres participantes, ajudando a esclarecer alguns aspetos na “arte de bem trajar e bem ourar”.
Ao longo de duas horas de desfile, a cidade ficou colorida com os vermelhos, verdes, amarelos e azuis dos típicos e garridos trajes das diferentes freguesias do concelho vianense, sendo também possível apreciar os fatos mais sóbrios, os fatos de nó, e os fatos de noiva, de cor preta.
Desde há dois anos, recorde-se, também as mulheres da ribeira de Viana do Castelo, com os seus trajes de varina, participam neste desfile.
As 450 mordomas partiram, como tem sido tradição, do antigo Governo Civil, desfilando pelas principais artérias da capital do Alto Minho. A meio do percurso, pararam no Passeio das Mordomas, onde se encontra a Câmara Municipal, para a sessão de boas vindas.
O presidente da Comissão de Festas, Francisco Sampaio, referiu no discurso a importância da mulher ao longo da história da cidade e na dimensão que a Romaria d’Agonia já atingiu. “Vocês são Viana. Sem vocês, deixa de ser Viana”, declarou o representante.
O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, também agradeceu o empenho das mordomas na continuidade das tradições vianenses e destacou a figura da presidente da Comissão de honra da cidade, Judite Cardoso, por personalizar este empenho na manutenção das tradições da cidade.
Este ano, nas festas da cidade, marcam também presença os embaixadores do México, Chile e Paraguai.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts