FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Set 2015

BUS Académico do IPVC liga 10 concelhos e 17 localidades do Alto Minho a preços mais reduzidos

Como havia sido anunciado há alguns meses, este mês de setembro o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai pôr a funcionar o BUS […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Como havia sido anunciado há alguns meses, este mês de setembro o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai pôr a funcionar o BUS Académico, um projeto que promete ligar os 10 concelhos do Alto Minho, abrangendo cerca de 17 localidades. O Politécnico vianense fechou um acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) para poder alargar o transporte diário de baixo preço para os estudantes que frequentem a instituição.
O autocarro vai cobrir os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo com uma rede de viagens diárias de ida e volta para as várias escolas que o IPVC tem no distrito, já a partir do início deste ano letivo, ainda durante o mês de setembro. Este transporte académico vai ligar um total de 17 localidades, e o custo do bilhete diário vai variar entre os 0,45 euros e os 1,80 euros, sendo que os alunos com mais dificuldades económicas vão poder candidatar-se a uma bolsa que cobrirá parte ou a totalidade deste custo. O passe mensal pode oscilar entre os 10 e os 40 euros.
João Paulo Vieito, o diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) e um dos mobilizadores da iniciativa, explicou, quando o projeto foi lançado, que “numa distância de 20 quilómetros entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, o aluno é obrigado, neste momento, a dormir em Valença, no nosso campus. Não faz sentido, com uma distância de 20 quilómetros, que ele tenha que optar por residir aí”.
A falta de transportes entre os locais dentro do horário académico tem prejudicado os estudantes e levado a despesas extra em aluguer de quartos. “Estes fenómenos têm afastado, ao longo de muitos anos, alunos que eventualmente gostariam de aceder ao ensino superior, mas que não têm, infelizmente, capacidade para pagar uma dormida ou um quarto”, acrescentou o docente.
O trajeto do BUS Académico foi preparado para que todos os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo se possam deslocar em horários que lhes permitam frequentar qualquer uma das escolas do IPVC, independentemente do concelho em que residam.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts