Na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, termina o prazo para inscrição na XI Bienal de Pintura Eixo Atlântico de Galiza e Norte de Portugal. A organização transfronteiriça entregará 7.500 euros às melhores obras dos autores galegos e portugueses, assim como ao melhor Jovem Talento. Além do prémio monetário, as obras selecionadas integrarão a exposição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, que se consolida entre as três exposições itinerantes mais importantes da península ibérica.
A convocatória está aberta à participação de autores naturais ou residentes na Eurorregião, sendo que os criadores interessados no certame deverão apresentar um quadro original e inédito. As inscrições podem ser feitas através do site https://www.bienalpinturaeixoatlantico.com/.
A organização transfronteiriça Eixo Atlântico, que pôs em marcha esta bienal há 20 anos, pretende promover a criação e os jovens talentos da Galiza e do Norte de Portugal.
O Eixo atribuirá 7.500 euros em prémios, verba distribuída entre os quatro vencedores: melhor obra do certame (3.000 euros), melhor obra de autor galego (1.500 euros), melhor obra do autor português (1.500 euros) e ainda o prémio “Jovens Talentos Luso-Galaicos”, para novos artistas de idades compreendidas entre os 16 e 25 anos (1.500 euros).
O júri é formado por personalidades relacionadas com o mundo da cultura e das artes plásticas da Galiza e Portugal, assim como pelo vencedor da edição anterior.
Na Bienal de Pintura colaboram com o Eixo Atlântico a Secretaria Xeral de Cultura e a Dirección Xeral de Xuventude e Voluntariado da Xunta de Galicia, a Fundação da Juventude e os municípios associados ao Eixo.