FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Set 2015

Meio século de existência torna “Restaurante Vianamar” numa referência de Viana

Este mês de setembro, o restaurante “Vianamar” celebrou meio século de existência, continuando a fazer do peixe fresco e do marisco a “aposta principal”. Situado […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este mês de setembro, o restaurante “Vianamar” celebrou meio século de existência, continuando a fazer do peixe fresco e do marisco a “aposta principal”. Situado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a principal artéria da cidade de Viana do Castelo, o restaurante tem tentado manter a história de cinquenta anos, apesar de se adaptar às novas exigências do mercado.
Manuel Brito, de 48 anos de idade, é o atual proprietário do espaço, destacando a decoração que remete para as raízes náuticas de Viana do Castelo, composta por reproduções à escola de barcos caravelas, por exemplares de rodas de marinheiro, faróis, redes de pesca, quadros variados, entre outros motivos marítimos.
Manuel Brito trabalha no Vianamar desde 1986, tendo começado como funcionário e passado a sócio da forma quatro anos mais tarde, em 1990.“Caracterizaria o Vianamar como um espaço que fascina porque, apesar de ter 50 anos, soube-se modernizar em relação à estrutura física, à decoração e ao serviço. É um espaço acolhedor mas que faz questão de recordar que é um espaço que já tem uma certa idade”, garante, dizendo não querer “cair na asneira de fazer alterações que descaracterizem o espaço”.
 “Também na gastronomia que cá temos fizemos questão de ter pratos relacionados com Viana, com peixe fresco e marisco, uma aposta que fizemos há dois anos e que tem tido resultados ótimos”, afirma. O Bacalhau à Vianamar é um prato ”com muitos anos”, numa receita exclusiva da casa e que dá fama ao espaço. O arroz de tamboril com gambas é “uma homenagem aos pescadores da ribeira” e o arroz de robalo também é famoso neste espaço. Além dos peixes, existe no menu a posta no forno, o arroz malandro com panados, “um prato que existe desde o início da casa” e a francesinha, prato de snack introduzido na cidade de Viana pelo Vianamar.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts