A Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM) acaba de receber o primeiro prémio do TOP 5 da excelência dos Hospitais Portugueses no âmbito das Unidades Locais de Saúde. A IASIST, empresa que se dedica, em diversos países do mundo, à realização de estudos de benchmarking, promoveu, pela segunda vez em Portugal, a atribuição de prémios aos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que apresentam anualmente os melhores níveis de desempenho. Neste âmbito, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE destaca-se com o primeiro lugar de desempenho entre todas as Unidades Locais de Saúde do País.
Segundo fonte da direção do hospital vianense, “a ULSAM, vê assim, reconhecido o esforço e compromisso do Conselho de Administração e de todos os profissionais que contribuem ativamente para uma melhor saúde no Alto Minho”.
A conferência de atribuição do prémio teve lugar esta terça-feira na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e contou com a presença do Ministro da Saúde.
A metodologia de apuramento do TOP 5 é consolidada em objetivos que resultam da análise dos processos clínicos de internamento, complementada com dados quantitativos sobre o restante movimento assistencial, dados económico-financeiros e de produtividade, sendo baseado o benchmarking em indicadores objetivos e diversificados, imune a critérios subjetivos ou ao parecer opinativo de peritos.