No próximo mês, e ao longo de três dias, o XVI Fórum Nacional de Apicultura espera reunir em Vila Nova de Cerveira centenas de apicultores. Entre 20 e 22 novembro, Cerveira volta a receber um evento focado na excelência do mel, mas este ano o evento é de âmbito nacional. Além de workshops, palestras, mostra/venda de produtos, o Fórum integra, pela primeira vez, a vertente gastronómica associada à confeção de pratos com este produto. A expetativa da organização é atingir os 400 inscritos para os três dias da principal mostra da variedade e qualidade dos produtos de apicultura ao nível nacional.
Organizado pela APIMIL – Associação de Apicultores entre o Minho e Lima, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a chancela da FNAP – Federação Portuguesa de Apicultores de Portugal, o programa da XIV Feira Nacional do Mel e XVI Fórum Nacional de Apicultura contempla ações de formação/workshop abrangendo diversos temas, palestras, uma área dedicada à promoção/venda de produtos apícolas nacionais e estrangeiros, e ainda uma vertente pedagógica e expositiva.
As condições naturais existentes e a importância histórica e económica da apicultura na região do Minho foram os fatores preponderantes na atração deste Fórum Nacional de Apicultura para Vila Nova de Cerveira.
O evento assume-se como a oportunidade ideal para produtores e organizações divulgarem os seus produtos junto de consumidores e dos principais operadores do mercado nacional e europeu do mel, bem como para contactar com empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola.
O Fórum Nacional de Apicultura assume ainda um compromisso com o curso de Hotelaria da ETAP de Vila Praia de Âncora para uma demonstração de confeção de pratos com mel.
O evento, que decorre no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira, tem as inscrições abertas junto da APIMIL e em www.fnap.pt.