FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Out 2015

Estudante do IPVC cria vídeo para dar conselhos e incentivar vacinação contra a gripe

Começou esta semana a passar, na televisão instalada na sala de espera da Unidade de Saúde Familiar (USF) Gil Eanes, em Viana do Castelo, um vídeo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Começou esta semana a passar, na televisão instalada na sala de espera da Unidade de Saúde Familiar (USF) Gil Eanes, em Viana do Castelo, um vídeo criado por um estudante para incentivar à vacinação contra a gripe. Bruno Matos, de 21 anos, está no quarto ano do curso de Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e, no início deste ano letivo, começou a estagiar na USF Gil Eanes, onde aceitou o desafio de criar um vídeo a dar dicas e conselhos sobre os cuidados a ter para evitar o contágio e a transmissão do vírus da gripe.
À Geice, explicou que o vídeo “fala sobre a nossa proteção e a proteção dos outros”. Ao longo de 3 minutos e 30 segundos, Bruno Matos explica que “quando nos protegemos da gripe, estamos também a proteger outras pessoas, visto que a doença é provocada por um vírus que pode passar apenas com o contacto das mãos ou com as gotículas que passamos quando espirramos ou falamos”.
O estudante refere que o Outono/Inverno são as estações onde a gripe é mais “comum”, pelo que o vídeo que desenvolveu alerta para “os cuidados que é preciso ter neste período”, evitando, por exemplo “cumprimentos de mão, beijos, e a visita a locais com muitas pessoas, pois podem ser focos de infeção”.
“Neste período do ano, é importante haver muita higiene com as mãos, depois de espirrar, tossir, antes das refeições”, afirma.
“As pessoas estão a gostar”, refere o estudante, dizendo que este vídeo “informa todos os nossos utentes sobre a gripe e os cuidados a ter”, pelo que tem tido “um bom feedback”.
Todos os dias, passam na Unidade de Saúde Familiar certa de uma centena de utentes. O vídeo que está a passar na sala de espera é “relativamente simples”, como assume Bruno Matos, mas pretende ser “Informativo e esclarecedor”, com imagens que indicam os comportamentos certos e errados para a prevenção da gripe.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts