FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Out 2015

Joana Vasconcelos desenha relógio para a Swatch com apoio de ourives de Viana

  No dia 12 de novembro chega às lojas um relógio criado pela artista contemporânea Joana Vasconcelos que inclui filigrana, desenhado com o apoio de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
No dia 12 de novembro chega às lojas um relógio criado pela artista contemporânea Joana Vasconcelos que inclui filigrana, desenhado com o apoio de um reconhecido ourives de Viana do Castelo. O relógio Lookseasy é fruto de uma colaboração entre a marca Swatch e a artista portuguesa, tem a bracelete em borracha preta e um mostrador que se destaca por ser feito em filigrana, numa edição limitada a 999 peças.
Na sexta-feira passada foi apresentado publicamente o relógio, que contou também a colaboração técnica de Manuel Freitas, ourives com loja em Viana do Castelo. A filigrana do relógio será trabalhada manualmente por um grupo de artesãos do norte de Portugal, por isso não vão existir dois relógios iguais, cada um com o custo de 265 euros. Depois, cada relógio será montado à mão por especialistas e relojoeiros da marca.
 O modelo de relógio com filigrana será vendido numa caixa em veludo com um forro em dourado — como se fosse um verdadeiro estojo de jóias. Em comunicado, a marca suíça afirma que este relógio pretende ser um hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal. O novo trabalho é o primeiro da edição Swatch Art Special que inclui elementos feitos à mão.
Já Joana Vasconcelos afirma que o seu trabalho enquanto artista “assenta muito na apropriação de técnicas artesanais, que são combinadas com materiais industriais, refletindo frequentemente sobre o conceito de luxo, ao transformar objetos do dia-a-dia em peças de alta cultura”.
A filigrana utilizada para a confeção dos 999 relógios foi feita manualmente na firma J. Monteiro & Filhos, de Gondomar.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts